Dois dos principais nomes da dança clássica brasileira, Juliana Valadão e Cícero Gomes, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, se apresentam nesta sexta-feira (4), às 19h, na Praça Victorino Carriço, em Arraial do Cabo. O espetáculo é uma das atrações do 2º Encontro Latino-Americano de Música, Dança e Coros, evento gratuito que celebra a integração cultural entre países da América Latina.
A apresentação tem um significado especial para Juliana Valadão, que retorna à cidade onde descobriu a paixão pela dança. Hoje, consagrada como primeira bailarina de um dos mais prestigiados corpos de baile do país, ela volta ao lugar onde tudo começou para inspirar uma nova geração.
Formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Juliana integra o Corpo de Baile do Theatro Municipal desde 2008, com destaque em temporadas de balés clássicos e contemporâneos. Ao seu lado, Cícero Gomes traz uma trajetória internacional, com formação na Áustria e na Inglaterra. Ingressou no Theatro Municipal como solista em 2007 e se destacou rapidamente em papéis principais. Atualmente, também atua como Embaixador do Rio de Janeiro, título concedido pelo governo estadual em reconhecimento à sua relevância artística.
O evento também promove o intercâmbio com artistas da Argentina (Evelyn Malaver e Juan Ciotti) e do Uruguai (Grupo Danzamerica), além da participação de bailarinos como Ana Flávia Barreto, Coletivo Humanos, Thaynara Ferreira, Viviane Simas, Ballet Regina Coutinho, Eliza Cunha e Art Dance.
A realização é do Instituto Cultural Mar&Arte, com apoio da Prefeitura de Arraial do Cabo e da Assomlagos, e financiamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro por meio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal.
Mais do que uma apresentação, o encontro celebra a conexão entre culturas, o poder transformador da arte e a força simbólica dos reencontros.