Pular para o conteúdo
Search

Após dias sem chuva na região, a aproximação de uma frente fria prevê mudanças no clima a partir desta sexta-feira (5)

O começo do ano de 2021 trouxe à Região dos Lagos dias de sol e calor, porém nenhuma chuva. O mês de janeiro foi marcado por vários dias sem chuva, completando quase 40 dias sem o fenômeno meteorológico. Segundo Marlene Leal, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o motivo da falta de chuva é devido à massa de ar quente e seco que impede a chegada de frentes frias na região sudeste.  

Mas Marlene afirma que a partir desta sexta-feira (5), o clima vai mudar. “Esse fim de semana o tempo vai mudar bruscamente. A partir de hoje, teremos pancadas de chuva, por vezes fortes, rajadas de vento e descargas elétricas, principalmente de sexta para sábado. Haverá queda brusca na temperatura”, explica. Ainda segundo a meteorologista, as chuvas fortes devem permanecer por alguns dias.  

De acordo com Denis Veneno, consultor em Proteção e Defesa Civil e coordenador do Portal Defesa Civil, na Região dos Lagos diversos fatores contribuíram e contribuem para a falta de chuva.  O consultor esclarece: “Por sermos uma região cercada por serras, os fortes ventos que foram quase constantes nos últimos 30 dias e a própria Laguna de Araruama ‘bloquearam’ o avanço dessas áreas de instabilidade”. Segundo Denis, a previsão de mudanças nas condições é devido a aproximação de uma frente fria.  

A AUSÊNCIA DAS CHUVAS 

O consultor em Proteção e Defesa Civil explica que a ausência de chuva pode ocasionar diversos problemas. Dentre os principais estão a falta de água ou o racionamento para consumo humano e animal, o comprometimento dos cultivos agrícolas, o favorecimento das queimadas e da poluição do solo e o aumento das temperaturas. Ele destaca ainda as consequências para a saúde, como doenças respiratórias, em decorrência das queimadas, e problemas de pele, por exemplo.  

OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA 

Uma das preocupações com a escassez de chuva é faltar água nos reservatórios de abastecimento. De acordo com a Prolagos, concessionária responsável pelo abastecimento de água em municípios da região, a captação de água bruta é feita na Lagoa de Juturnaiba, situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim.  

A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Prolagos está localizada em São Vicente de Paulo, no município de Araruama, capta água da Lagoa de Juturnaíba. Imagem: Reprodução/ Prolagos

Segundo a concessionária, apesar do índice pluviométrico estar menor do que o registrado no ano passado, o nível do reservatório está dentro da normalidade. A Prolagos informou ainda que, no período de concessão da concessionária, o reservatório nunca chegou a níveis preocupantes quanto a disponibilidade de água para as Estações de Tratamento. 

PREVISÃO DO TEMPO  

De acordo com o INMET, a previsão para o fim de semana em Cabo Frio é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sábado e muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas no domingo. As temperaturas variam entre a mínima de 19°C e máxima de 25ºC.  

Em Búzios, a temperatura mínima é de 22°C e máxima de 25ºC. Para o município a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sábado e domingo. 

Para o fim de semana em Arraial do Cabo é esperado tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sábado e muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas no domingo. A temperatura deve variar entre a mínima de 20ºC e máxima de 25ºC.  

Em Araruama a temperatura mínima prevista para o fim de semana é de 19ºC e máxima de 25ºC. Na cidade pode pancadas de chuvas e trovoadas isoladas durante o fim de semana. 

A previsão para Iguaba Grande durante o fim de semana é mínima de 22ºC e máxima de 24ºC. O município apresenta chances de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sábado e muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas para o domingo.  

São Pedro da Aldeia pode apresentar temperaturas variam com mínimas de 19ºC e máxima de 25ºC. Para o sábado é esperado tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e pancadas de chuvas isoladas no domingo.  

No fim de semana em Saquarema a temperatura mínima pode chegar à 19ºC e a máxima à 25ºC. Pancadas de chuvas e trovoadas também são previstas para o município.  

ALERTA DA MARINHA  

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu um alerta informando que o sistema frontal que atua no sul do país deverá continuar com deslocamento para a Região Sudeste e poderá provocar ventos de direção Nordeste a Noroeste, na faixa litorânea do estado do Rio de Janeiro, ao norte de Cabo Frio, e do estado da Bahia, ao sul de Caravelas, com intensidade de até 74 km/h (40 nós) até a noite do dia 6 de fevereiro.  

De acordo com a Marinha, a frente fria poderá provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste e Sudeste, com até 4,0 metros de altura, na faixa litorânea dos estados de Santa Catarina, ao norte do Cabo de Santa Marta, e do Rio de Janeiro, ao sul de Cabo Frio, entre a manhã desta sexta-feira (5) e a manhã do dia 7 de fevereiro. 

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no site. Informações meteorológicas também podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.