Após dias sem chuva na região, a aproximação de uma frente fria prevê mudanças no clima a partir desta sexta-feira (5)
O começo do ano de 2021 trouxe à Região dos Lagos dias de sol e calor, porém nenhuma chuva. O mês de janeiro foi marcado por vários dias sem chuva, completando quase 40 dias sem o fenômeno meteorológico. Segundo Marlene Leal, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o motivo da falta de chuva é devido à massa de ar quente e seco que impede a chegada de frentes frias na região sudeste.
Mas Marlene afirma que a partir desta sexta-feira (5), o clima vai mudar. “Esse fim de semana o tempo vai mudar bruscamente. A partir de hoje, teremos pancadas de chuva, por vezes fortes, rajadas de vento e descargas elétricas, principalmente de sexta para sábado. Haverá queda brusca na temperatura”, explica. Ainda segundo a meteorologista, as chuvas fortes devem permanecer por alguns dias.
De acordo com Denis Veneno, consultor em Proteção e Defesa Civil e coordenador do Portal Defesa Civil, na Região dos Lagos diversos fatores contribuíram e contribuem para a falta de chuva. O consultor esclarece: “Por sermos uma região cercada por serras, os fortes ventos que foram quase constantes nos últimos 30 dias e a própria Laguna de Araruama ‘bloquearam’ o avanço dessas áreas de instabilidade”. Segundo Denis, a previsão de mudanças nas condições é devido a aproximação de uma frente fria.
A AUSÊNCIA DAS CHUVAS
O consultor em Proteção e Defesa Civil explica que a ausência de chuva pode ocasionar diversos problemas. Dentre os principais estão a falta de água ou o racionamento para consumo humano e animal, o comprometimento dos cultivos agrícolas, o favorecimento das queimadas e da poluição do solo e o aumento das temperaturas. Ele destaca ainda as consequências para a saúde, como doenças respiratórias, em decorrência das queimadas, e problemas de pele, por exemplo.
OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA
Uma das preocupações com a escassez de chuva é faltar água nos reservatórios de abastecimento. De acordo com a Prolagos, concessionária responsável pelo abastecimento de água em municípios da região, a captação de água bruta é feita na Lagoa de Juturnaiba, situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim.
Segundo a concessionária, apesar do índice pluviométrico estar menor do que o registrado no ano passado, o nível do reservatório está dentro da normalidade. A Prolagos informou ainda que, no período de concessão da concessionária, o reservatório nunca chegou a níveis preocupantes quanto a disponibilidade de água para as Estações de Tratamento.
PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o INMET, a previsão para o fim de semana em Cabo Frio é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sábado e muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas no domingo. As temperaturas variam entre a mínima de 19°C e máxima de 25ºC.
Em Búzios, a temperatura mínima é de 22°C e máxima de 25ºC. Para o município a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sábado e domingo.
Para o fim de semana em Arraial do Cabo é esperado tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sábado e muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas no domingo. A temperatura deve variar entre a mínima de 20ºC e máxima de 25ºC.
Em Araruama a temperatura mínima prevista para o fim de semana é de 19ºC e máxima de 25ºC. Na cidade pode pancadas de chuvas e trovoadas isoladas durante o fim de semana.
A previsão para Iguaba Grande durante o fim de semana é mínima de 22ºC e máxima de 24ºC. O município apresenta chances de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no sábado e muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas para o domingo.
São Pedro da Aldeia pode apresentar temperaturas variam com mínimas de 19ºC e máxima de 25ºC. Para o sábado é esperado tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e pancadas de chuvas isoladas no domingo.
No fim de semana em Saquarema a temperatura mínima pode chegar à 19ºC e a máxima à 25ºC. Pancadas de chuvas e trovoadas também são previstas para o município.
ALERTA DA MARINHA
A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), emitiu um alerta informando que o sistema frontal que atua no sul do país deverá continuar com deslocamento para a Região Sudeste e poderá provocar ventos de direção Nordeste a Noroeste, na faixa litorânea do estado do Rio de Janeiro, ao norte de Cabo Frio, e do estado da Bahia, ao sul de Caravelas, com intensidade de até 74 km/h (40 nós) até a noite do dia 6 de fevereiro.
De acordo com a Marinha, a frente fria poderá provocar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste e Sudeste, com até 4,0 metros de altura, na faixa litorânea dos estados de Santa Catarina, ao norte do Cabo de Santa Marta, e do Rio de Janeiro, ao sul de Cabo Frio, entre a manhã desta sexta-feira (5) e a manhã do dia 7 de fevereiro.
A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no site. Informações meteorológicas também podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS.