Pular para o conteúdo
Search

Primeiro mercado fixo de moda sustentável do Brasil é inaugurado na Barra da Tijuca

O projeto tem a proposta de trazer uma experiência para quem gosta de se vestir bem, com uma preocupação no impacto do consumo
CYCLE MARKET/ DIVULGAÇÃO

O primeiro mercado fixo de moda circular do Brasil, na Barra da Tijuca, se torna o epicentro da moda sustentável no Rio de Janeiro com a inauguração do Cycle Market. O espaço, que foi aberto nesta quinta-feira (4), no Aerotown Power Center, traz como diferencial uma estrutura exclusiva com mais de 100 marcas que se dedicam ao consumo consciente, numa proposta de ressignificar as compras e gerar um ecossistema inovador, reduzindo os impactos do alto volume de itens descartados mesmo em bom estado e que deixam os armários, para se degradar em meio à natureza.

Segundo a idealizadora do empreendimento, Ana Mayworm, o Cycle Market é mais do que um simples mercado de moda. “Essa é uma proposta revolucionária que une brechós, upcycles e lojas convencionais que incluíram e desenvolveram práticas sustentáveis em sua cadeia produtiva. O nosso principal objetivo é tornar essa vertente da moda acessível a todas as classes sociais, democratizando isso por meio de preços que atinjam a todos os públicos, além de contar com uma abordagem inclusiva”, detalha.

A expectativa é de movimentar R$ 500 mil em apenas uma semana. Conforme as estimativas da organização, o consumo médio deve ser de R$ 100,00 por visitante, impulsionando as vendas de empresários dos mais distintos nichos.

O descarte de roupas é um problema ambiental significativo em todo o mundo, com impactos negativos em termos de desperdício, poluição e uso de recursos naturais. Segundo a Ellen MacArthur Foundation, estima-se que o equivalente a um caminhão de lixo cheio de roupas é descartado a cada segundo em todo o mundo. Muitas peças descartadas acabam em aterros sanitários. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Environmental Protection Agency (EPA) estima que cerca de 10,5 milhões de toneladas de têxteis foram geradas em 2015, com apenas 15,3% sendo recuperadas para reciclagem.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.