Maricá promove na próxima segunda-feira (05), das 8h às 12h, o primeiro Fórum Maricaense das Diversidades e Inclusão, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. O evento contará com um espaço para debates sobre a diversidade e reflexões a respeito das políticas sociais de inclusão de grupos minoritários, como as pessoas com deficiência, negros, comunidade LGBTQIAP+, obesos, pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre outras. As inscrições poderão ser feitas pelo link: (https://forms.gle/okjfoKVxxif6pqcP7). Ao todo, 140 vagas estão disponíveis com certificado para os participantes.
“Como parte da Semana da Acessibilidade e Inclusão, instituída por meio da lei n° 3.045 de 2021, de autoria do vereador Aldair de Linda e sancionada pelo prefeito Fabiano Horta, a Secretaria de Políticas Inclusivas fará o I Fórum Maricaense das Diversidades e Inclusão com foco em três temáticas: as lutas das comunidades LGBTQIAP+, Indígena e Preta. Será uma experiência maravilhosa e uma oportunidade de promoção de debates e enriquecimento cultural. Esperamos por todos e todas”, disse o secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres.
A primeira palestra será com a pedagoga, mestre e doutora em ciências da religião Sandra Aparecida Gurgel Vergne, que abordará o tema “Diversidade Negra”; em seguida, o conselheiro LGBTQIAP+ do município, Ivanir da Costa Carvalho (Wavá), abordará o tema “Diversidade LGBTQIAP+”; por fim, o presidente do Instituto Nhandereko, liderança espiritual Guaráni Mbya da aldeia Mata Verde Bonita, Tupa Darci Nunes de Oliveira, vai falar sobre o tema “A diversidade indígena”.