A secretária de Segurança e Ordem Pública de São Pedro da Aldeia, Leila Neves, e sete guardas municipais aldeenses estiveram presentes no 1º Encontro de Guardas Municipais
Compondo a mesa de autoridades do evento, a secretária de Segurança e Ordem Pública aldeense, Leila Neves, enalteceu a representação de São Pedro da Aldeia no evento e compartilhou sua experiência como primeira mulher a assumir o comando da corporação na cidade. “Quando fui convocada pelo Prefeito Cláudio Chumbinho para assumir a Segurança Pública de São Pedro da Aldeia, foi um desafio para mim. Cheguei com a intenção de criar um ambiente de muita integração junto a todos aqueles homens e mulheres guerreiros, que trabalham 24h por dia com muita dedicação e carinho para melhorar a situação da segurança no município. Não fazemos distinção de sexos, toda a nossa Guarda recebe o mesmo treinamento e têm a mesma competência para executar as suas funções. Tivemos muitos avanços, adquirimos novos equipamentos, melhoramos a estrutura e continuamos trabalhando diariamente. Para nós, a participação nesse primeiro Encontro foi de grande importância para a troca de vivências, além de tudo para mostrar que as mulheres têm competência e todas as condições para liderar equipes e assumir posições de comando”, disse.
Participando da abertura do Encontro, o secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas, ressaltou a importância do trabalho executado pelas guardas femininas no município. “É um prazer enorme recebê-las na Cidade da Ordem Pública de Niterói e sediarmos este primeiro Encontro que tanto nos orgulha. A importância da participação das guardas femininas nas instituições municipais é cada vez maior e um dos segredos da Guarda Civil Municipal de Niterói é o empoderamento feminino. Na GCM nós temos um número significativo de guardas, várias delas em posições de comando e isso é muito gratificante. Nós percebemos o diferencial do trabalho dessas profissionais, no trato com a população, a empatia que elas têm, e essa troca de experiências é fundamental para o crescimento das instituições e para o movimento das guardas femininas. Na Secretaria de Ordem Pública e na Guarda Municipal, as mulheres exercem um papel relevante nesse município e nós temos que aprender muito com o universo feminino”, enfatizou.
A programação do Encontro contou com palestras, relatos de vivências exitosas e cases de sucesso, com a finalidade de compartilhar experiências, fomentar a integração, discutir desafios, propostas, a implantação de projetos e políticas públicas específicas voltadas às mulheres integrantes das Guardas Municipais, além de divulgar boas práticas na área da segurança pública municipal.
Para um auditório lotado, a inspetora geral da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM) e presidente do conselho estadual, Tatiana Teixeira Mendes, abriu o ciclo de palestras abordando o tema “Inserção da Mulher na Segurança Pública e Seus Possíveis Desafios”. Na ocasião, a inspetora resgatou o histórico da representação feminina dentro da Segurança Pública no Brasil com base em um estudo técnico realizado pelo Ministério da Justiça em 2013, falou sobre o pioneirismo da mulher nas posições de comando, apresentou o quadro de pessoal e contingente feminino da GM-Rio, destacou a atuação feminina nos diversos setores da instituição e suscitou uma reflexão sobre os diversos papeis exercidos pela mulher na sociedade.
Dando sequência às palestras, a GM Elizabeth Silva, do município de Mangaratiba, abordou o tema “Autovalorização Feminina e Empoderamento”, voltada à valorização e protagonismo da figura da mulher na sociedade. Na ocasião, a GM também compartilhou suas experiências pessoais e desafios enfrentados ao longo de sua jornada na instituição. Em seguida, foi a vez da Chefe da Divisão de Educação Para o Trânsito da cidade de Casimiro de Abreu, a GM Ariana Barbosa, ministrar a palestra “Multiplicadores: Participação das Mulheres nos Diferentes Setores das GCMs”. Na oportunidade, a psicóloga compartilhou sua experiência na coordenação do Projeto Cão Legal, com foco na prevenção ao uso de drogas nas escolas do município, por meio de visitas lúdicas a alunos na companhia do pastor holandês Draco, um dos cães farejadores do Departamento de Operações com Cães da Guarda Municipal de Casimiro de Abreu.
Também compondo a mesa de abertura, a coordenadora da Guarda Civil Municipal de Niterói, Kátia Bastos, destacou os objetivos da iniciativa. “Primeiro, nós temos que agradecer a Deus por nos proporcionar estarmos aqui. Quem chegou aqui, não voltará igual. Eu sempre tive o objetivo de fazer essa integração e estou lisonjeada de ver o Estado do Rio de Janeiro, os 46 municípios, aqui presentes, fora os estados de fora complementando a grandiosidade desse Encontro. Quem tem conhecimento, tem poder, e esse evento é uma extensão de capacitação. Nós mulheres temos que fazer a diferença dentro das nossas instituições. Estou muito orgulhosa e quero que esse evento sirva como união de todas as guardas em qualquer lugar deste Estado. Nós somos uma família e desejo boas-vindas a todas ”, disse a coordenadora e também idealizadora do evento.
Na etapa final do cronograma de palestras, a GM de Belo Horizonte, Jane Idrésia, apresentou seu trabalho à frente do Núcleo de Atenção e Apoio destinado aos agentes da Guarda Municipal (NAAG), instituído ano passado naquele município, com o objetivo de promover o cuidado, acolhimento, encaminhamento e valorização da função pública exercida pelos guardas municipais de Belo Horizonte. Ao longo da sua fala, a palestrante abordou os principais aspectos do projeto e seu foco de atuação prioritariamente direcionado ao agente em possível processo de adoecimento, vítima de violência, usuário ou dependente de álcool e outras drogas ou imerso em situação de conflitos interpessoais, com intervenções desenvolvidas por meio de atendimentos domiciliares, nos locais de trabalho e no espaço do núcleo. Encerrando o ciclo de palestras, a GM Josiane Vieira, de Armação de Búzios, promoveu uma palestra sobre “Inteligência Emocional”. Com toques de humor, música e muita interação com o público, a palestrante abordou temas pessoais, compartilhou sua história de vida, de carreira e finalizou com dicas para a melhoria da saúde emocional, por meio de estratégias de autoconhecimento, gerenciamento de emoções e automotivação.
Integrante da Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia há 16 anos, a GM Sebastiana Almeida se mostrou satisfeita com a experiência. “Já trabalhei no departamento de Trânsito, Patrimônio e logo depois fui para a Ronda Escolar. Junto com a equipe, desenvolvi diversas atividades sociais, lúdicas e palestras dentro das escolas, envolvendo alunos e a comunidade. Também já coordenei oficinas da Secretaria Nacional de Segurança Pública em bairros como Alecrim e Poço Fundo, voltadas às mulheres carentes. Então, para mim, participar desse Encontro foi muito bom porque, além de compartilhar todas essas experiências com as agentes, nós também pudemos conhecer outros projetos excelentes que são desenvolvidos até fora do Estado e que podem servir de exemplo e inspiração dentro da realidade da nossa cidade”, disse.
Compondo a mesa de abertura, também estiveram presentes a subsecretária operacional de Ordem Pública de Niterói, major Iris Milena Ramos, e a inspetora da Guarda Civil Municipal de Niterói, Simone Fernandes. O evento foi marcado ainda pela realização de coffee break, homenagens, entrega de certificados, sorteio de brindes e sessão de beleza. Representando o município aldeense, estiveram presentes as guardas municipais Adriana Gomes, Márcia Alves, Sulamita Batista, Adriana Alcântara, Bárbara Ribeiro, Sebastiana Almeida e Muniqui Ribeiro.
Além das representantes de São Pedro da Aldeia, participaram do Encontro servidoras municipais de diversos segmentos da Guarda, dentre grupamentos especiais, táticos e operacionais, das cidades de Resende, Porto Real, Macaé, Nova Friburgo, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Silva Jardim, Teresópolis, Silva Jardim, Mangaratiba, Carapebus, Araruama, Quatis, Duque de Caxias, Belford Roxo, Quissamã, Paracambi, Maricá, São Gonçalo, Três Rios, Barra do Piraí, Miracema, Paraty, Nilópolis, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Rio Bonito, Itaboraí e Vassouras. Também marcaram presença servidoras e lideranças femininas dos estados de Minas Gerais, Pará e Alagoas.