Search
Degradê com CSS

Primeiro caso de varíola dos macacos confirmado em Macaé

Doze casos  seguem em investigação no estado  e 24 foram descartados. Foto Reprodução I Veja
Doze casos seguem em investigação no estado e 24 foram descartados. Foto Reprodução I Veja

Um paciente do gênero masculino entre 30 e 35 anos foi diagnosticado nesta segunda-feira (31) com a varíola dos macacos, provocada pelo vírus monkeypox. O paciente não precisou ficar internado e não viajou para o exterior. Ele está em isolamento domiciliar. Este foi o primeiro caso da doença registrado em Macaé.

A Secretária Adjunta de Alta e Média Complexidade da Saúde, Mayara Rezende, afirmou que é um caso isolado e a população não precisa se alarmar. “Em caso de haver sintomas, a pessoa deve se dirigir a unidade de saúde mais próxima”, disse.

Os sintomas iniciais costumam ser: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Dentro de um a três dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, iniciando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de duas a quatro semanas.

O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas. 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

Espetáculo bilíngue “A BUSCA” promove acessibilidade cultural e reflexão sobre o feminino em Búzios

Escola Dominus promove “Arraiá” aberto ao público em Búzios

Festival Cores chega a Búzios com música, arte, bem-estar e experiências para toda a família

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!