Pular para o conteúdo
Search

Primeiro bebê intersexo é registrado no Brasil – Vitória na luta pelo reconhecimento destes indivíduos no país

Primeira grande vitória na luta pela divulgação dos casos Intersexos em todo o país

Por Victor Viana e Sara Wagner York

Um bebê foi registrado nesta quinta-feira (5), em Recife -Ceará, na Declaração de Nascido Vivo (DNV), pela primeira vez no Brasil, como tendo sexo ignorado. O DNV, documento feito assim que o bebê nasce, é o primeiro passo para a realização da Certidão de Nascimento. O registro é considerado a primeira grande vitória na luta pela divulgação dos casos Intersexos em todo o país.

Intersexo é um termo utilizado para um grupo de variações congenitais de anatomia sexual ou reprodutiva que não se encaixam nas definições tradicionais de “sexo masculino” ou “sexo feminino”

Os pais fizeram uso da lei 12.662, de 2012, que alterou a Lei no 6.015, de 31 de dezembro de 1973, e apresenta, entre outras coisas, um modelo único e nacional de documento, no qual o campo “sexo” é assinalado por três itens: masculino, feminino e ignorado.

O item ignorado deve ser preenchido em casos que não é possível designar o bebê em masculino ou feminino, afim de assegurar a garantia dos Direitos Civis tanto dos bebês Intersexo como de seus pais, como emissão da Certidão de Nascimento, R.G., CPF, Cartão SUS, Convênios Médicos, Auxílio Maternidade, entre outros.

O fato, inédito no Brasil, é fruto da luta de mães de crianças intersexos como a Thais Emília, que luta desde a gestação de seu bebê, Jacob (y), por esse reconhecimento, e tornou-se uma das principais ativistas da causa. Hoje é a presidente da Associação Brasileira de Intersexos (ABRAI).

Foto de capa imagem ilustrativa/ Reprodução 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.