Primeira vacinada em Cabo Frio será enfermeira do centro cirúrgico

Teresinha Correia da Silva, 51 anos, é enfermeira no Hospital Municipal São José Operário. Vacinação começa na quarta-feira (19)

Cabo Frio inicia a vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (19). A primeiras pessoas a ser vacinada no município será a enfermeira Teresinha Correia da Silva, de 51 anos, servidora do centro cirúrgico do Hospital Municipal São José Operário.

Teresinha da Silva atua na área há 28 anos. Para ela, a possibilidade de sair deste momento causado pela pandemia é motivo de muita alegria. “Apesar de todos os estudos, o vírus é desconhecido já que cada pessoa reage de um jeito a ele. Então, a vacina nos alegra muito porque é uma oportunidade de ultrapassarmos essa pandemia. É importante tomarmos a dose”, afirmou ela.  

Teresinha da Silva, primeira enfermeira a ser vacinada em Cabo Frio. Imagem: Divulgação (Foto: Prefeitura de Cabo Frio)

A enfermeira ainda disse que “Esse é o momento em que a ciência caminha junto com a nossa profissão porque passamos por muitas dificuldades, perdemos muitos profissionais importantes e competentes. Apesar de todos os estudos, o vírus é desconhecido já que cada pessoa reage de um jeito a ele. Então, a vacina nos alegra muito porque é uma oportunidade de ultrapassarmos essa pandemia. É importante tomarmos a dose”, completou Teresinha.  

De acordo com a Prefeitura de Cabo Frio, nesta primeira remessa da Fase 1, serão imunizados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus e idosos residentes em instituições de longa permanência. O município seguirá as definições do cronograma nacional de imunização. 

Na primeira fase, 2.533 doses da Coronavac foram destinadas a Cabo Frio. Segundo o órgão municipal, por motivo de segurança, não serão divulgadas informações sobre a chegada do lote das vacinas. 

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio destacou que, além da vacina, é importante que todas as medidas de prevenção continuem sendo adotadas pela população. O uso de máscaras e a higienização constante das mãos, assim como o distanciamento social, ainda são fundamentais para a contenção do vírus. 

Vacinação será volante para grupo prioritário

De acordo com a Prefeitura, para a primeira remessa da Fase 1, a Secretaria de Saúde montou um esquema de vacinação volante. Ao todo, a equipe irá até nove unidades de saúde e duas instituições de longa permanência para imunizar o público-alvo.

As unidades públicas são Complexo do Hospital Municipal São José Operário (HMSJO) e Hospital Central de Emergência (HCE); UPA do Parque Burle e de Tamoios, Hospital Municipal da Mulher e da Criança (HMM/HMC); Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS). 

As unidades particulares são o Hospital Santa Izabel e Hospital Clinerp. As instituições de longa permanência a receberem a vacinação são Lar da Cidinha e a Pousada Iza Jansson.

Segundo a administração municipal, a estimativa da Coordenação de Imunização é de que até a sexta-feira (22), todas as doses tenham sido aplicadas. 

Comentários