Com percurso de 53 km a primeira parte a ser inaugurada foi o trecho dois que é de 7 km, os demais trechos já estão mapeados, mas aguarda aprovação e manejo
O primeiro trecho de sete partes da Trans Cabo Frio, trilha que irá atravessar a cidade e promover o turismo ecológico, já foi inaugurado e está aberta para visitação. O trecho inaugurado começa na Ogiva, ao lado do Hotel Porto Veleiro e segue pela Praia Brava, Ponta do Chapéu e Caverna dos Escravos. No caminho da trilha que terá ao todo 53 km, ainda há a opção de acessar a trilha do Farol da Lajinha.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, o turismo ecológico, que prevê o contato direto com a natureza é uma tendência mundial e está em franco crescimento durante a pandemia. “Nossas belezas naturais sempre foram apenas contempladas, hoje, através das trilhas e outros atrativos que lançaremos, em breve, o morador e o turista poderão também vivenciar o chamado ‘turismo de experiência’, levando Cabo Frio a padrões internacionais de excelência no turismo”, afirma o secretário.
O percurso já disponível tem sinalizações e o trecho para ciclismo ainda receberá as sinalizações. As placas foram confeccionadas dentro do conceito de sustentabilidade com madeiras reaproveitadas do deck do Mirante do Arpoador.
ECOTURISMO
A trilha de longo percurso compõe o “corredor litorâneo” de Cabo Frio. A ideia é possibilitar os usuários um contato direto com a natureza de forma consciente, fortalecendo o município como destino para o ecoturismo.
Um dos objetivos da trilha é propor ao trilheiro uma meta continua, de uma forma que ele permaneça na cidade até completar o percurso ou estimule o retorno para concluir o trajeto, assim gerando emprego e renda através da cadeia de serviços que os trilheiros utilizaram.
PROJETO DA TRILHA
O projeto total tem cerca de 53 km começando no limite de Arraial do Cabo e terminando no limite com Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. A expectativa da Prefeitura de cabo Frio é que o trajeto todo esteja pronto até o final do ano, atualmente estão trabalhando no trecho da Praia das Conchas. A trilha terá trechos para caminhar e para ciclismo. O trecho disponível que inicia na Boca da Barra foi inaugurado no dia 18 de maio.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin