Pular para o conteúdo
Search

Primeira parte da Trilha Trans Cabo Frio é inaugurada

A expectativa é que todo o trajeto esteja pronto até final do ano. Imagem: Mariana Ricci / Prefeitura de Cabo Frio

Com percurso de 53 km a primeira parte a ser inaugurada foi o trecho dois que é de 7 km, os demais trechos já estão mapeados, mas aguarda aprovação e manejo

O primeiro trecho de sete partes da Trans Cabo Frio, trilha que irá atravessar a cidade e promover o turismo ecológico, já foi inaugurado e está aberta para visitação. O trecho inaugurado começa na Ogiva, ao lado do Hotel Porto Veleiro e segue pela Praia Brava, Ponta do Chapéu e Caverna dos Escravos. No caminho da trilha que terá ao todo 53 km, ainda há a opção de acessar a trilha do Farol da Lajinha.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, o turismo ecológico, que prevê o contato direto com a natureza é uma tendência mundial e está em franco crescimento durante a pandemia. “Nossas belezas naturais sempre foram apenas contempladas, hoje, através das trilhas e outros atrativos que lançaremos, em breve, o morador e o turista poderão também vivenciar o chamado ‘turismo de experiência’, levando Cabo Frio a padrões internacionais de excelência no turismo”, afirma o secretário.

Imagem: Mariana Ricci / Prefeitura de Cabo Frio

O percurso já disponível tem sinalizações e o trecho para ciclismo ainda receberá as sinalizações. As placas foram confeccionadas dentro do conceito de sustentabilidade com madeiras reaproveitadas do deck do Mirante do Arpoador.

Imagem: Mariana Ricci / Prefeitura de Cabo Frio

ECOTURISMO

A trilha de longo percurso compõe o “corredor litorâneo” de Cabo Frio. A ideia é possibilitar os usuários um contato direto com a natureza de forma consciente, fortalecendo o município como destino para o ecoturismo.

Um dos objetivos da trilha é propor ao trilheiro uma meta continua, de uma forma que ele permaneça na cidade até completar o percurso ou estimule o retorno para concluir o trajeto, assim gerando emprego e renda através da cadeia de serviços que os trilheiros utilizaram.

PROJETO DA TRILHA

O projeto total tem cerca de 53 km começando no limite de Arraial do Cabo e terminando no limite com Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. A expectativa da Prefeitura de cabo Frio é que o trajeto todo esteja pronto até o final do ano, atualmente estão trabalhando no trecho da Praia das Conchas. A trilha terá trechos para caminhar e para ciclismo. O trecho disponível que inicia na Boca da Barra foi inaugurado no dia 18 de maio.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.