Search
Degradê com CSS

Primavera dos Museus no Solar dos Mellos

. A mostra inclui obras em diferentes técnicas como: desenho com grafite, desenho com lápis de cor, aquarela, desenho digital e outros
20220919 16 Primavera dos Museus - Foto Ana Chaffin (6)

Começou, nesta segunda-feira (19), a Primavera dos Museus, um projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com museus de todo o país. Em sua 16ª edição, conta mais uma vez com a participação do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. A programação, que vai até sexta-feira (23), abrange toda faixa etária escolar, da Educação Infantil ao Ensino Superior, e é aberta ao público.

O marco inicial da semana foi a abertura da Exposição ‘Independência e Museus – Outros 200, Outras Histórias’.

“A exposição é voltada para o público infantojuvenil. Nós pensamos em fazer trabalhos pedagógicos que atinjam toda faixa etária escolar. Nós temos essa parceria com a Secretaria de Educação, eles têm a logística, trazem as crianças e nós damos o guiamento. O objetivo aqui é a criança sair entendendo a importância de estar inserida na sua própria história”, disse a diretora do museu, Patrícia Barboza.

Além de peças que remontam ao período da independência nacional e peças que ligam Macaé a esse contexto, a exposição também conta com cerca de 20 trabalhos de alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAp) da Secretaria de Educação de Macaé. A mostra inclui obras em diferentes técnicas como: desenho com grafite, desenho com lápis de cor, colagem, aquarela, desenho digital, pintura com tinta acrílica e técnica mista. A curadoria da exposição é do professor de Artes e artista plástico, Richardison Mello.

“Além das disciplinas regulares, que fazem parte da base comum curricular, o CAp tem como  proposta pedagógica trabalhar uma parte diversificada, onde a gente ministra as disciplinas eletivas, dentro delas está a disciplina de Desenho, onde os alunos que se inscrevem já trazem uma queda pelo assunto. É uma turma muito seriada. Ou seja, o que está exposto aqui é fruto do trabalho dessa disciplina eletiva”, comentou a Coordenadora pedagógica do Colégio de Aplicação, Renata Quintanilha.

A abertura da semana teve, também, a presença do secretário de Cultura, Leandro Mussi, e da diretora adjunta do CAp, Aline Oliveira.

Programação

Na programação, estão ainda edições especiais de projetos regulares do museu para estudantes. Nos dias 20 e 23, às 9h e às 14h, haverá ‘Visita Guiada’. No dia 21, também às 9h e às 14h, ‘Lugares de Memória’, no Forte Marechal Hermes. E, para o público em geral, encerrando a programação da 16ª Primavera de Museus, às 19h, ‘Curta no Museu’, apresentando ‘O Canto do Rio Macaé’, de André Pacheco, José Paulo e Rafael Costa, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ).

Além da exposição e as edições especiais dos projetos do Solar, haverá outro evento. No dia 22, às 18h, acontecem as palestras com lançamento dos livros ‘Educação das relações raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico’, do professor doutor Jorge Luís Rodrigues dos Santos, e ‘Como pessoas comuns transformam fraquezas em forças’, da professora doutora Gabriela Barreto de Oliveira.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios inicia vacinação contra gripe com foco em grupos prioritários

Caiçaras de Búzios visitam pontos turísticos e compartilham histórias com guias locais

Ferrugem é atração confirmada no Festival da Lula em Arraial do Cabo

Associção de moradores promove mutirão de limpeza com alunos da rede municipal na praia de Manguinhos em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!