Search
Degradê com CSS

Pride in Búzios promove diversidade, animação e ativismo

66323704_2416570405030293_8220384645095620608_n

Búzios recebe neste domingo (07) às 18h na Praça Dona Dita, no bairro da Ferradura, a 6ª Parada do Orgulho LGBT, ‘Pride in Búzios’  celebrando os 50 anos da Revolta de Stone Wall, considerado como marco na luta por direitos civis, trazendo à tona o empoderamento do ativismo LGBT, como forma de resistência.

Jovens em frente ao Stonewall Inn à época das rebeliões / foto hypness.com

(…)Vale lembrar que qualquer prática homossexual era considerada crime em todos os estados americanos até 1962 – e a punição variava entre longa pena em regime fechado, trabalhos forçados ou mesmo a pena de morte. Logo, o que aconteceu em Stonewall se deu em um país que havia “legalizado” (com toda ironia e repúdio nessas aspas) o amor entre pessoas do mesmo sexo somente sete anos antes… (fonte hypness.com).

O Pride in Búzios promove a continuidade da luta, com shows, música, arte e performances de artistas locais e da Região dos Lagos. Intercalando entre falas de ativistas pelos direitos LGBT e lideranças locais. Com objetivo de apoiar e unir as causas da cidade, a organização pede para que os participantes tragam um saquinho de ração, que serão doados para o “Coletivo Por Amor Aos Animais de Búzios” que cuida de animais abandonados na cidade.

Para Camila Raupp, presidente do PSol Búzios, a Parada LGBT “mantém viva, ano após ano, a luta pelos direitos civis da comunidade, que teve seu momento de maior visibilidade há 50 anos em StoneWall, quando precisou se levantar e enfrentar os preconceitos de uma parcela da sociedade que desejava manter a comunidade LGBTQI+ apartada, sem direitos e criminalizada, empurrada para a baixa escolaridade, para os subempregos e consequente abandono e morte. É isso que se percebe, infelizmente, quando constatamos que no Brasil, por exemplo, temos um elevado índice de violência e assassinato de homossexuais e pessoas trans, essa violência acontece diariamente. A Pride in Búzios, unida às demais paradas espalhadas pelo Brasil, segue sendo o desdobramento do maior ato político da história, ocorrido em StoneWall. Nosso compromisso como um partido de esquerda é trabalhar para garantir os direitos civis dos nossos companheiros e diminuir até zerar, com políticas públicas acertadas, os números de violência contra a comunidade LGBT em Búzios.”, comentou Camila.

A Parada LGBT de Búzios conta com o apoio da Prefeitura de Búzios através da Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, 25° Batalhão de Polícia Militar, Delegacia e Corpo de Bombeiros.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!