O governo do Rio e municípios como Cabo Frio, Búzios e Macaé estão tomando medidas rígidas para conter o avanço do vírus
Em declaração à imprensa nesta quarta-feira (25) o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, defendeu flexibilizar isolamento e criticou medidas rígidas tomadas pelos estados e municípios.
Chegou a citar Teresópolis e depois comentou sobre as medidas adotadas em Búzios, ambos municípios do interior do Rio de Janeiro.
Assista o vídeo
Búzios, na Região dos Lagos, desde o último final de semana está sob decreto publicado pelo prefeito André Granado que, entre outras medidas, tem a entrada de pessoas permitida apenas para moradores e pessoas que trabalhem no município. Estes deverão comprovar residência ou apresentar declaração de empregador, contra-cheque ou ainda portaria de nomeação para servidores municipais.
Veículos de transporte intermunicipal, de passageiros de aplicativos e táxi, estão proibidos também por tempo indeterminado. No entanto, o transporte alternativo, vans, poderá circular dentro dos limites do município, mas com redução de 50% da frota e com 50% da capacidade máxima. Deverá ser disponibilizado álcool gel e/ou líquido 70%, para higienização das mãos ao adentrar no veículo, e lenço de papel descartável, além de janelas abertas.
Veículos que desenvolvam a atividade de abastecimento e manutenção, e que seguirão protocolos de higienização a serem definidos por portaria emitida pelo departamento de vigilância sanitária municipal, poderão circular no município.
Veja todas as medidas do decreto aqui na Prensa.
Outras cidades da região como Macaé e Cabo Frio estão tomando as mesmas medidas que Búzios.
Editorial: A Prensa compreende as preocupações econômicas e também já está sofrendo as consequências como empresa do isolamento e das medidas rígidas de prevenção ao COVID-19. Mas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o isolamento físico continua sendo a melhor ação para diminuir a transmissão de Covid-19 pelo mundo e por isso nossa equipe apoia as medidas adotadas pelo governo do Estado do Rio e do município de Búzios, assim como também de Cabo Frio e Macaé. O Brasil já tem 46 mortes e 2021 casos confirmados. O Rio de Janeiro já tem 6 mortes e 314 casos confirmados até está quarta-feira (25).