Foi no dia da Proclamação da República, esta terça-feira, dia 15, que um caso de insegurança pública atingiu diretamente o presidente Juscelino Kubitschek, JK. A estátua de JK, que foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961, e ficou famoso por ficar a frente da construção de Brasília e pelo lema “50 anos em 5”, e “meu nome é trabalho”, que fica na orla da Praia da Armação, em Búzios, amanheceu sem a placa de bronze que que identifica o monumento.
A informação, que foi confirmada pela Guarda Municipal, chegou à mídia por meio do alerta de um morador do bairro, Luiz Romano de Souza Lorenzi, que participou do projeto de criação do monumento quando foi secretário de cultura da cidade.
Inaugurada em 2006 como forma de homenagear o ex-presidente do Brasil que, segundo relatos históricos, frequentava a casa “Solar do Peixe Vivo” (local histórico) na década de 1950, a estátua fica na orla da Praia da Armação.
Ela foi produzida pelo artista Hildebrando Lima como presente de Paulo Soares Penido e sua esposa Isis Penido, que era ligado a Oswaldo Penido, dono do local onde JK se hospedava em Búzios.