Prefeito Welberth Rezende se reuniu com integrantes da Ong SOS Praia do Pecado
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, se reuniu na tarde desta terça-feira (25) com integrantes da Ong SOS Praia do Pecado. Este é o primeiro encontro deste ano, que, segundo o prefeito, deve avançar para outras etapas, que visam melhor atender à população.”Recebemos com muito carinho esta Ong, que é de suma importância para o município. A Praia do Pecado e a Restinga são áreas importantes para Macaé e fazem parte do patrimônio natural. A praia tem conexão com a Praia de Cavaleiros. Abraçamos a causa da Ong, conheço a luta. Queremos contribuir significativamente para questões como estas, e trabalhar por diversas áreas, como Saúde, Meio Ambiente, Educação, Segurança, Desenvolvimento Econômico, entre outros”, ressaltou.
Welberth esteve acompanhado dos Secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna; além de Ambiente e Sustentabilidade, José de Luna Júnior. O Procurador Geral do Município, Fabiano Paschoal, também participou, mas através de uma videoconferência.
Durante a reunião, os representantes destacaram as demandas da Ong SOS Praia do Pecado, apresentaram o histórico do Movimento criado há 40 anos e entregaram uma camisa ao prefeito. Foram lembrados eventos como os três abraços à Praia do Pecado, com o envolvimento da população.
De acordo com o presidente da Ong, Leonardo Pereira Machado, a missão é lutar pela preservação da restinga, localizada em uma área de 208 mil metros quadrados. “Nosso sonho é ver um Parque Natural Municipal da Restinga da Praia do Pecado, pois a área conta com fauna e flora riquíssimas e espécies em extinção como o lagarto de rabo verde. Este local é propício para ser protegido integralmente e os estudos destacam que podem ser realizadas atividades de educação ambiental, de pesquisa, lazer e arte e serviços ecossistêmicos”, explicou.
Leonardo agradeceu ao prefeito pela recepção ao ‘SOS Praia do Pecado’. “A população merece este espaço natural. Agradecemos toda atenção do prefeito. Abraçar nossa causa é a possibilidade de ser lembrado na história com carinho por muitas gerações”, pontuou, emocionado.
Na pauta da reunião também foram destacadas questões como legislação ambiental e processos que estão em tramitação. Na ocasião, o Procurador Geral do Município, Fabiano Paschoal, esclareceu como está a questão jurídica quanto ao tema, e Welberth solicitou avaliação da área, que passará pela Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Obras. Ele também observou que novos encontros devem acontecer para tratar também de assuntos como, a Lagoa de Imboassica.
O prefeito lembrou que muito tem a ser feito no município. “Não podemos comprometer o orçamento do município, mas existem muitos projetos. Áreas como o Beco das Artes e a beira da Lagoa também estão na lista de atenção especial”, comentou.
Presentes, os secretários de Ambiente e Desenvolvimento Econômico, respectivamente, frisaram que este foi um momento ímpar. “Pudemos receber uma Ong que se preocupa com causas ambientais de interesse da população. A proposta é ter uma visão mais adequada quanto à área da Praia do Pecado, que tem importância ambiental e turística”, destacou José de Luna Júnior.
Já Rodrigo Vianna frisa “que o entendimento é que a Ong e a Prefeitura primam por questões essenciais, que visam o bem estar, desenvolvimento consciente e ordenado e qualidade de vida”.
Também participou da reunião o vereador Rafael Amorim (presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Macaé. “É muito bom ver o Movimento SOS Praia do Pecado ser ouvido. Toda esta área é importante, pois faz diferença no ecossistema”, declarou.
Estiveram presentes no encontro os representantes da Ong, Leonardo Pereira Machado, Miguel Ângelo da Silva Santos Neto, Pierre de Moura, Guilherme Barreto, além de Rafael Brasiliense (presidente da Associação do Surf de Macaé).