Matérias vão abordar a história de três mulheres diferentes que são inspiração em Búzios e região
Após o sucesso da série no ano passado, a Prensa retorna com mais uma edição da série “Mulheres que inspiram”. É uma homenagem a mulheres importantes para a Região da Costa do Sol. Como nesta terça-feira (8) foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, o mês de março se torna especial para destacar alguns nomes que contribuem para a sociedade na defesa de diferentes causas. Em breve estaremos contando as histórias delas. Enquanto isso, veja a seleção feita no ano passado.
Em 2021, a Prensa homenageou três mulheres com atuações distintas e que inspiram, foram elas: Beth Fernandes, que nasceu e viveu parte da infância na Fazenda Porto Velho, na Baía Formosa, porém, foi expulsa com a família do local na década de 1970. Ela buscou reivindicar os direitos durante uma reunião na Prefeitura de Búzios quando precisou interromper para conquistar o retorno do lar.
A segunda homenageada foi Pétala Cormann, que é reconhecida pela militância na defesa dos estudantes, além disso, ela participa de movimento em defesa dos direitos das mulheres, trabalhadores e do povo negro. Em 2018, sendo diretora da União Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios fez história participando da ocupação do Colégio Municipal Paulo Freire.
A terceira homenageada foi para Olívia Santos, com um trabalho no coletivo “Por Nossos Filhos”, ela luta pelos direitos dos estudantes da rede municipal e faz o trabalho de conscientizar as famílias sobre como o ensino tem sido efetuado, além de cobrar respostas da Prefeitura em casos de déficits no setor. Olívia já acompanhou diversas transformações em Búzios, não só no desenvolvimento urbano, mas na própria estrutura da sociedade.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.