A Prensa de Babel sempre despertou curiosidade nos leitores. Desde 2016, o portal se dedica em levar informação de forma 100% digital, e conforme nosso público cresce, aumenta o questionamento sobre de onde veio a inspiração do nome da Prensa.
Além da referência às raízes do jornalismo, com a prensa desenvolvida por Gutemberg, o termo “Babel” é uma referência à capital do Império Babilônico, que representava um centro político, militar, cultural e econômico do mundo antigo, recebendo imigrantes de todas as partes, como é o caso da cidade de Búzios, cidade onde o portal teve seu início, e que atualmente abriga mais de cem nacionalidades.
A cidade de Babel é mais conhecida através da história bíblica da “Torre de Babel”, cujo nome também inspirou a obra da teledramaturgia brasileira do autor Silvio de Abreu. A novela, de 1998, estará disponível no GloboPlay, canal de streaming da Rede Globo, a partir desta segunda-feira (03).
“Torre de Babel” conta a história da redenção de José Clementino (Tony Ramos), homem amargurado que só pensa em vingança após ter sido preso pelo assassinato da mulher. Em homenagem a este trabalho, que carinhosamente carrega a referência de Babel de volta ao grande público, a Prensa traz o resgate da história e relembra os personagens mais marcantes.
José Clementino |Tony Ramos
É o protagonista da trama principal. A história se inicia com sua da cadeia, depois de 20 anos, após ter matado a própria esposa. José deseja a vingança contra o rico empresário César Toledo (Tarcísio Meira), a quem considera responsável por sua prisão.
Sandrinha | Adriana Esteves
A atriz conhecida por seu papel marcante como Carminha, em Avenida Brasil, já conquistava o público desde seu primeiro papel de vilã, em Torre de Babel. Sua personagem é a filha mais velha de Clementino (Tony Ramos), e é extremamente ambiciosa e disposta a tudo para subir na vida.
Jamanta | Cacá Carvalho
O personagem já ditava os famosos “memes” desde antes das redes sociais. Jamanta foi abandonado na porta do ferro-velho e criado por Agenor (Juca de Oliveira). Foi o dono do bordão “Jamanta não morreu!”, e alimentava um amor platônico por Sandra (Adriana Esteves), que o tratava como capacho.
Angela Vidal | Claudia Raia
Na trama, ela é a melhor aluna da faculdade de Administração, e foi convidada por Henrique (Edson Celulari) para trabalhar com ele no shopping, tornando-se o braço direito da família Toledo na condução do empreendimento. Este foi o primeiro papel de vilã de Cláudia Raia.
Leila | Silvia Pfeifer
E quem pensa que casais LGBTQ+ não existiam em novelas mais antigas está errado. A personagem Leila era namorada de Rafaela (Christiane Torloni). Porém, com baixa aceitação do público da época, o autor escolheu matar Leila durante a explosão do shopping.
Dentre tantos outros personagens, a trama ainda traz o suspense da explosão do Shopping “Tropical Towers”, que levava ao público o questionamento de era o responsável pelo crime.
Quanto à Prensa de Babel, o suspense que o site de notícias trás é somente até onde ele vai se crescer, com matérias informativas e que denunciem questões importantes da política e do cotidiano da Costa do Sol.