Prensa traz nova série de entrevistas com candidatos à prefeitura de Macaé. O entrevistado é o deputado estadual Welberth Rezende (Cidadania)
Welberth Rezende (Cidadania) é o quinto candidato à prefeitura de Macaé nesta série de entrevistas. Com a proximidade das eleições municipais, a Prensa de Babel promove este projeto, que tem por objetivo permitir que a população conheça as pessoas que se apresentam como opção de voto para representar a cidade nos próximos anos.
Welberth irá concorrer ao cargo de prefeito pelo partido Cidadania. O candidato é deputado estadual e advogado. Já atuou como diretor estadual do Sindicato dos Correios e já foi vereador de Macaé por duas vezes. Welberth é casado e a chapa traz o nome de Chapeta como vice.
Acompanhe abaixo a entrevista da Prensa, na íntegra:
Prensa de Babel: De uma maneira geral, as propostas mais comuns de 2020 confrontam vários candidatos que defendem legados e participaram diretamente de governos passados dos últimos três prefeitos: Sylvio Lopes, Riverton e Dr. Aluízio: Como você avalia esse momento e como candidato, você defende o legado de um desses governos?
Welberth Rezende: Devemos analisar as ações, programas e projetos de todas as áreas, independente de quem foi o gestor que implantou, é nisso que acredito e é assim que vou conduzir o meu governo. Esse olhar para o investimento público, respeitando o dinheiro do contribuinte é fundamental, por isso temos sim, que concluir obras importantes para o município e que foram iniciadas em gestões passadas, reavaliar projetos que não trazem benefício efetivo para o cidadão e reconduzir essas ações, ou seja, melhorar o que deu certo e criar o que precisa ser feito. Estou em busca do futuro para Macaé a partir do desenvolvimento econômico, essa é minha missão
Prensa: A cidade tem um orçamento bilionário. Como pretende atuar para o desenvolvimento Econômico do município para que dependa cada vez menos dos royalties?
Welberth: Macaé é um município que tem muitas vocações que podem e devem ser exploradas como: o turismo de lazer, o turismo educacional, as termoelétricas, temos também o rota 5, que é uma nova rota que está sendo planejada para escoamento de gás vindo das bacias de Campos e Santos . Estamos lutando para que Macaé seja o local escolhido para este desembarque, porque já temos aqui a maior UPGN/ Cabiúnas do Brasil processando em torno de 30 milhões de m3 por dia ( usina processadora de gás ) e com mais duas UPGNS com licenças prévias já emitidas dentro do projeto TEPOR com capacidade de tratamento de 72 milhões de metros 3 por dia.
Outras aspectos da economia também fazem parte do meu plano de ações para o desenvolvimento econômico para além da indústria do petróleo: a revitalização das zonas comerciais da cidade – Parque Aeroporto, Lagomar, Aroeira, Centro, a concessão de microcrédito para comerciantes e pequenos empreendedores do município, a ampliação e requalificação da infraestrutura do pólo industrial de Macaé, a criação do núcleo de captação de negócios e investimentos para buscar novas empresas e investimentos para nossa cidade e o incentivo à construção do Porto de Macaé e implantação de um novo Pólo Gás-Químico atraindo empresas na área de petróleo, gás e polímeros.
Prensa: Como pretende resolver as questões relacionadas ao Transporte Público em Macaé?
Welberth: Vamos fazer a revisão do contrato do serviço de transporte público para acabar com o monopólio da SIT, além exigir a ampliação de novas linhas. Também vamos manter o valor da passagem de ônibus a 1 real. Outro ponto importante é revitalização das ciclofaixas e ciclovias, com interligação de rotas para abranger todo município, apesar de não estar diretamente ligado ao transporte público é uma questão da mobilidade urbana.
Prensa: Quais as políticas públicas essenciais para que a cidade se desenvolva de maneira igualitária?
Welberth: Todas as áreas são importantes, mas a bandeira da minha gestão será o Desenvolvimento Econômico. Tratar desigualmente os desiguais e oferecer a população oportunidades de qualificação para ingressarem no mercado de trabalho. Pensar Macaé a partir do desenvolvimento econômico é entender que o nosso município possui muitas vocações que podem e devem ser exploradas, contribuindo assim para a geração de empregos e consolidação de uma economia estável e próspera para nossa cidade.
As mesmas perguntas foram enviadas a todos os candidatos à prefeitura de Macaé. As outras entrevistas serão publicadas ao longo da semana.