Prensa traz nova série de entrevistas com candidatos à prefeitura de Macaé. O candidato do Solidariedade é o petroleiro, Maxwell Vaz
Maxwell Vaz (Solidariedade) é o terceiro candidato à prefeitura de Macaé nesta série de entrevistas. Com a proximidade das eleições municipais, a Prensa de Babel promove este projeto, que tem por objetivo permitir que a população conheça as pessoas que se apresentam como opção de voto para representar a cidade nos próximos anos.
Maxwell irá concorrer ao cargo de prefeito pelo partido Solidariedade. O candidato é petroleiro aposentado, casado e morador de Macaé há mais de 40 anos. Já atuou em empresas como a Petrobras. A chapa traz o Subtenente Ronaldo como vice.
Acompanhe abaixo a entrevista da Prensa, na íntegra:
Prensa de Babel: De uma maneira geral, as propostas mais comuns de 2020 confrontam vários candidatos que defendem legados e participaram diretamente de governos passados dos últimos três prefeitos: Sylvio Lopes, Riverton e Dr. Aluízio: Como você avalia esse momento e como candidato, você defende o legado de um desses governos?
Maxwell Vaz: Respeito a trajetória e trabalho de cada um, entretanto tenho divergências serias quanto as prioridades, que os referidos ex-prefeitos não executaram, iniciando pela aplicação dos royalties do Petróleo, que no meu entendimento deveria ser usado nas obras de infraestrutura e saneamento básico para garantir o desenvolvimento sustentável, mas na contramão do planejamento, os ex-prefeitos acompanharam inertes o crescimento desordenado e usaram os royalties, para pagar muitas festas, para tentar coibir essa prática irresponsável eu propus uma emenda na lei orgânica, proibindo o uso dos royalties do petróleo para pagar festas e shows, mas infelizmente não foi aprovada. Até hoje, Macaé é uma cidade que precisa de saneamento básico nas quatro dimensões – coleta de resíduos, drenagem, tratamento de esgoto e água potável, pense, só no mandato de Dr. Aluisio até setembro o município arrecadou de royalties R$3,6 Bilhões, não é falta de dinheiro é falta de gestão.
Os últimos prefeitos não fizeram o básico, é um legado de sofrimento. O sistema viário é precário, o transporte publico de péssima qualidade, escolas improvisadas em casas alugadas, bairros inteiros sem esgoto e água potável, redes elétricas caindo sobre as pessoas na Av. Atlântica, setor de petrolífero sem canal de dialogo, o maior projeto da história de Macaé o TEPOR ignorado pelo atual governo.
Prensa: A cidade tem um orçamento bilionário. Como pretende atuar para o desenvolvimento Econômico do município para que dependa cada vez menos dos royalties?
Maxwell: A previsão orçamentária para 2021 aponta uma queda de mais de R$400 milhões na arrecadação, isso é muito preocupante e desafiador, também revela que os ex-prefeitos não prepararam o município para uma independência dos royalties. Eu pretendo desonerar a prefeitura de varias despesas e promover o desenvolvimento econômico, também, através de contratos de PPP – participação Publica e Privada, como o Centro de Convenções, Parque de Exposição, Parque da Cidade e construção de uma Rodoviária na Linha Verde. Investir e organizar o potencial turístico da cidade e da região serrana. Implantar nova dinâmica na Secretaria de Obras para liberação de alvarás de obras e habite-se, no prazo máximo de 30 dias. Dar prioridade as demandas das Termoelétricas e TEPOR. Criar Zonas Especiais de Serviços para micro empreendedor. Revitalizar o Centro Comercial – calçadão. Diversificar a economia incentivar a vinda de novas empresas com ofertas de áreas ou isenção de impostos. No meu governo vou combater o desperdício, reduzir a burocracia, diversificar a economia, tratar o contribuinte com respeito e gerar muito emprego, trabalho e renda.
Prensa: Como pretende resolver as questões relacionadas ao Transporte Público em Macaé?
Maxwell: No meu governo vamos promover um transporte público de qualidade, inicialmente vamos fiscalizar com rigor as empresa prestadora do serviço, reavaliar o uso dos terminais rodoviários, implantar linhas expressas, acabar com dupla função do motorista – como cobrador, reduzir o tempo de viagem, realizar nova licitação para concessão do transporte publico. Colocar o VLT para funcionar com PPP – Participação Publica e Privada.
Prensa: Quais as políticas públicas essenciais para que a cidade se desenvolva de maneira igualitária?
Maxwell: Inicialmente investindo de forma eficaz na educação, saúde, emprego e renda, pois isso gera auto confiança e dá autonomia para as pessoas. Vamos promover a cultura, esporte e lazer nos bairros. Vamos urbanizar os bairros e investir no saneamento básico nas quatro dimensões. No meu governo o cidadão vai ter orgulho de Macaé.
As mesmas perguntas foram enviadas a todos os candidatos à prefeitura de Macaé. As outras entrevistas da série serão publicadas ao longo da semana.