Pular para o conteúdo
Search

Prensa entrevista candidatos de Macaé: Igor Sardinha (PT)

Imagem: Redes Sociais/Reprodução

Prensa traz nova série de entrevistas com candidatos à prefeitura. O nome candidato é Igor Sardinha (PT), que concorre para prefeito de Macaé

Com a proximidade das eleições municipais, é primordial que todo cidadão conheça as pessoas que se apresentam como opção de voto para representar a cidade nos próximos anos. Pensando nesta responsabilidade com a população, a Prensa de Babel entrevistou os candidatos à prefeitura de Macaé.

O primeiro candidato da série de entrevistas é Igor Sardinha, que irá concorrer ao cargo de prefeito pelo PT, formando chapa com Lívia Sá. Igor tem 39 anos e já atuou como vereador entre os anos de 2009 a 2016. O mandato foi marcado pelo trabalho a favor dos servidores municipais.

Acompanhe abaixo a entrevista da Prensa, na íntegra:

Prensa de Babel: De uma maneira geral, as propostas mais comuns de 2020 confrontam vários candidatos que defendem legados e participaram diretamente de governos passados dos últimos três prefeitos: Sylvio Lopes, Riverton e Dr. Aluízio. Como você avalia esse momento e como candidato, você defende o legado de um desses governos?

Igor Sardinha: Respeito a pessoa de todos, mas acreditamos que a cidade precisa virar uma página e começar a escrever uma nova história de verdade. Nosso futuro governo quer construir uma cidade diferente do que já foi feito. Estamos trazendo para a cidade propostas inovadoras que nunca foram feitas por aqui, mas que já provamos que é possível fazer e mudar a vida das pessoas, como a moeda social, o lixo por comida, a empresa pública de transporte com tarifa zero e a quebra do monopólio. Acreditamos que podemos fazer muito mais e vencer problemas graves da cidade como a desigualdade social e o saneamento para quem mais precisa. Quando a gente fala de inovar, é fazer diferente mesmo. Queremos quebrar barreiras e construir pontes.

Prensa: A cidade tem um orçamento bilionário. Como pretende atuar para o desenvolvimento econômico do município para que dependa cada vez menos dos royalties?

Igor: Primeiramente temos que entender que desenvolvimento para ser de verdade tem que atingir a todos e todas. A experiência quando estive como secretário de desenvolvimento econômico me fez ter a convicção de que investindo de maneira correta conseguimos impactar todos os setores e classes sociais. Tudo que fiz foi comprovado com os resultados que foram colhidos. A inclusão dos mais pobres na economia, o fomento do empreendedorismo feminino, o fortalecimento para que as empresas daqui possam vender e produzir para que a prefeitura adquire os produtos locais. Vamos investir e proteger o comércio e a indústria local. Também vamos investir no turismo principalmente na região serrana, que tem um potencial enorme criando o corredor ecoturístico cultural e gastronômico da Serra com fomento as pousadas, restaurantes, espaços e eventos culturais. Vamos atrair a vinda de indústrias e o aproveitar a existência das universidades para criar o Parque Tecnológico de Macaé, gerando pesquisa e inovação, consequentemente emprego. Temos ainda o compromisso com o projeto de crescimento do Aeroporto de Macaé e da construção do novo porto. Ainda assim é importante dizer que seguiremos lutando pela permanência das atividades da Petrobras e dos investimentos para manutenção da produção na Bacia de Campos.

Prensa: Como pretende resolver as questões relacionadas ao Transporte Público em Macaé?

Igor: A proposta é direta e iremos cumpri-la da forma que a população nos reconhece. Vamos quebrar o monopólio da SIT. Vamos tirar essa empresa que atua sem transparência, desrespeita a população e funcionários. Sabemos que poucos grupos comandam todo transporte urbano no Brasil. Para fugirmos da possibilidade real de que o mesmo grupo vença um novo contrato de concessão, iremos oferecer o serviço de maneira direta criando a empresa pública de transporte com novas linhas e com tarifa zero como já é feito na cidade de Maricá e em diversas cidades pelo mundo. Os recursos milionários que a prefeitura paga anualmente à SIT será convertido em oferta de linhas gratuitas em ônibus de qualidade administrados e gerenciados pelo próprio município. Nosso direito de ir e vir não estará nas mãos de qualquer empresário.

Prensa: Quais as políticas públicas essenciais para que a cidade se desenvolva de maneira igualitária?

Igor: Moeda social, fomento à economia e políticas de desenvolvimento social. Macaé é uma das cidades mais desiguais do Brasil, que já é um dos países mais desiguais do mundo. A gente não pode achar isso normal. Temos macaenses que nasceram, cresceram e seguem sem oportunidades geradas por essa cidade bilionária. Não podemos ter uma prefeitura que finja que isso não é problema dela. Vamos adotar várias medidas que combatam a pobreza e da desigualdade como a moeda social, que vai incluir os 31% dos macaenses que recebem menos de um salário-mínimo com um aporte de R$ 150 por integrante da família em sua renda, independente da pandemia. Vamos investir nas pessoas para que saiam da pobreza e como será um dinheiro que só pode ser gasto em Macaé, fortalecer o comércio local, gerando mais empregos. Somos a única candidatura que tem propostas efetivas para acabar com desigualdade e geração de empregos na cidade. Sabemos como fazer. Já fizemos. Como eu já falei, estamos aqui para escrever uma nova história. Acredite, vai ser diferente.

As mesmas perguntas foram enviadas a todos os candidatos à prefeitura de Macaé. As outras entrevistas da série serão publicadas ao longo da semana.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.