Dois anos. Dois anos é o tempo para o novo prefeito de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, vai ter para “ajeitar” a cidade. A situação do município é delicada e não será fácil para quem entrar resolver os problemas, que são muitos. As eleições suplementares acontecem no dia 24 de junho. Entretanto, o candidato a prefeito, Rafael Peçanha (PDT), explica que “é preciso fazer corte nos cargos políticos e na folha de pagamentos de cargos comissionados” como prioridade.
Segundo o vereador, no primeiro momento será necessário olhar a atual situação financeira da cidade. “Precisamos ver quais foram os gastos, as receitas e as despesas que realmente foram realizadas pelos dois últimos governos e começar a investir para que isso possa melhorar” – explica.
Peçanha pretende ainda rever cargos comissionados e enxugar as secretarias nos próximos dois anos. “Cortar cargos políticos, fazer corte na folha de pagamento dos cargos comissionados, fazer um governo enxuto, com cinco grandes secretarias e que não tenha mais superintendências. Só coordenadorias e diretorias pra gente avançar. Depois que economia se restabelecer, um governo com no máximo dez secretarias” – responde o candidato.
O pedetista quer criar o conselho municipal de transparência com participação popular. Isso significa ajudar as representações sociais, os grupos e os bairros a estarem participando da gestão de governo. “Eu acredito que com transparência, com a população sabendo o quanto a prefeitura recebe e o quanto gasta, a gente vai ter uma cidade mais clara e um povo mais confiante da gestão do seu prefeito” – finaliza.
Confira mais respostas do Rafael Peçanha:
De onde e por que surgiu a ideia de disputar eleições?
Nasceu de um desejo da população, que tem se manifestado em diversos meios sobre o desejo de renovação e mudança. Por muito tempo, debati a possibilidade de apresentar meu nome como representante desse sentimento, junto ao meu partido, às associações, sindicatos e com esse povo bonito em cada rua, e depois de muito ouvir, decidi encarar o desafio, com a coragem que sempre me moveu.
O que acha que será possível fazer em pouco mais de um ano como Prefeito?
Esse mandato tampão é para arrumar a casa, sair do desespero e do caos no qual se encontra a cidade. É para tapar o buraco, mas não só o da rua: o buraco no serviço público, da falta de transparência, do hospital que não funciona….é para colocar a prefeitura para funcionar de forma satisfatória, oferecendo aquilo que já é direito básico do cidadão e da cidadã, mas que não tem sido respeitado.
Caso eleito, quais são as propostas para Tamoios?
Como vereador, eu propus a reforma da orla, o asfaltamento da rua Sinagoga, a iluminação da rua das Tulipas, a revitalização da Fazenda Campos Novos como ponto turístico. Essas são algumas de nossas propostas. Como prefeito, primeiramente criar uma equipe de resgate para rodovia por conta dos acidentes que existem, aumentar a segurança, trazer serviços públicos para Tamoios, cartório eleitoral, IPTU e licenciamento.