O guia é o norte para construir um jornalismo comprometido com a veracidade da informação e preocupação com temas atuais e a diversidade
A Prensa de Babel completa 5 anos como veículo de comunicação, neste mês de novembro, e para comemorar disponibilizou a todos o Manual da Redação. Este guia é o norte dos jornalistas, colunistas e colaboradores do veículo. Para elaboração e aprovação o guia foi debatido pela própria equipe da redação, respeitando o Formulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e a Moderna Gramática Brasileira.
Além de informações comuns de um manual, a Prensa leva em conta questões atuais e a preocupação em debater temas importantes, acompanhando as mudanças na sociedade e combatendo os tabus, com direcionamentos a respeito da diversidade de gênero e antirracismo.
Para a chefe de redação, Monique Gonçalves, esse manual tem um grande valor não só para a equipe, como também para a história do jornalismo local.
“O trabalho do portal está embasado no conteúdo desse material, que compila regras básicas da língua portuguesa e, também, direcionamentos de abordagem de assuntos que não deveriam ser tabus, mas ainda são. E ser o primeiro veículo a disponibilizar um manual desse porte publicamente no interior fluminense é um orgulho grande para a equipe. Com ele, a Prensa entra definitivamente para a história do jornalismo local”, destacou Monique
“A disponibilidade do manual é uma forma de favorecer a coletividade. Com a implantação de atividades de formação jornalística para profissionais e também público em geral, com objetivo de colaborar com a qualidade do jornalismo praticado no interior fluminense, assim, diminuindo o que é chamado de ‘desertos de notícias’, e portanto, garantindo à população o direito à informação”, completou o diretor do portal, Victor Viana.
Comprometido, por meio do jornalismo profissional, com a informação, em especial, do interior do estado do Rio de Janeiro, a Prensa tem como base a manutenção da liberdade editorial, por meio da independência econômica.
O Manual da Redação fica disponível na aba superior da home e pode ser acessada por meio deste link