Com linha editorial bem definida e compromisso com a informação, veículo se consolida na imprensa fluminense
O veículo de comunicação que nasceu em Búzios ganhou a Costa do Sol e tem se consolidado na imprensa fluminense, comemora 5 anos nesta quarta-feira (24). A Prensa de Babel é um portal de linha editorial bem definida e compromisso com a informação. A proposta é que a notícia chegue até você de forma bem apurada, com respostas de todos os envolvidos e com apontamentos críticos que gerem transformação social. Também traz na essência a valorização da cultura, das causas ambientais e da prática esportiva, sempre no intuito de oferecer uma leitura leve e cheia de esperança de dias melhores.
Apesar da pouca idade, o portal constantemente é referência para veículos maiores e carrega na bagagem repercussões de assuntos relevantes dentro de Búzios e da região. É um dos poucos veículos a introduzir o botão “Erramos“, com o objetivo de se retratar diante os leitores a respeito de alguma informação que tenha eventualmente sido publicada de forma equivocada. Realizou o 1º Prêmio Mulheres que Inspiram, valorizando o empoderamento feminino e a visibilidade social das mulheres do interior fluminense. Transmitiu com exclusividade o arquivo do show lendário do Caetano Veloso na década de 1980, que aconteceu na ponta da Lagoinha. O evento marcou a cidade na época e a Prensa teve a oportunidade de reproduzir o material em 2020.
Ainda em 2020, o site foi contemplado pelo Fundo Global de Emergência para Jornalismo, oferecido pelo Google, e esteve entre os cerca de 5.300 veículos de comunicação selecionados em todo o mundo, em meio a 12 mil inscritos. Uma conquista que fortaleceu ainda mais o portal, que também havia ganhado no ano anterior o primeiro lugar, na categoria webjornalismo, na segunda edição do Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, com matéria da jornalista Maria Fernanda Quintela e fotos de Ronald Pantoja.
O veículo cobriu com maestria as eleições 2020 e produziu o primeiro debate entre candidatos a prefeito de Búzios. Também acompanhou todo o início da pandemia do coronavírus, sendo o primeiro veículo a noticiar a primeira morte pela Covid-19 no balneário, além do início da vacinação, e segue divulgando o avanço da imunização, as flexibilizações municipais, a retomada da economia e da vida social.
“A Prensa é mais do que um jornal diário, é uma escola de jornalismo. Aprendizado diário de como lidar com a notícia, entendendo qual o papel que ela exerce na construção de uma sociedade. A liberdade editorial e a transparência com que o repórter atua na construção da narrativa são fundamentais para garantir o direito básico do cidadão, que é o acesso à informação e o controle social. Vida longa à Prensa, em toda sua plenitude”, disse uma das fundadoras do veículo, Camila Raupp.
O diretor da Prensa, Victor Viana, destacou os grandes profissionais que passaram pelo veículo e também ressaltou a liberdade editorial. “Nestes cinco anos passaram pela redação da Prensa jornalistas experientes e também jovens talentos que, tenho certeza, deixaram muito de si no que o jornal se tornou – mas levaram para suas carreiras bastante coisas também. Crescemos, em meio a todas as dificuldades conhecidas, como veículo, e nos mantivemos fiéis a uma visão que continua nos movendo. Um jornal plural e independente, em qualquer plataforma que utilizamos – comprometido, por meio do jornalismo profissional, com a informação, em especial, do interior do estado do Rio de Janeiro. Tendo como base a manutenção de nossa independência editorial, por meio da independência econômica”.
A editora da Prensa, Monique Gonçalves, explica o comprometimento que o veículo tem nas apurações e escolha dos conteúdos. “O comprometimento da Prensa em fazer um bom jornalismo é nítido. Mas o que seria um bom jornalismo? É aquele que preza pela verdade, pela boa apuração e não pela competição em publicar primeiro. Seja um factual ou uma matéria fria, com publicação atemporal, o que importa é ouvir todos os lados da notícia, apresentando o fato como é, deixando os leitores tirarem as suas próprias conclusões. As escolhas das pautas são baseadas em boas histórias que provocam reflexões, trazem informação e geram otimismo, sem deixar de lado os fatos relevantes. Ninguém aguenta notícia ruim o tempo todo, e estamos aqui para fazer a diferença em Búzios e região”, finalizou.
A estagiária Natália Nabuco compartilhou o quanto a Prensa tem contribuído para o seu crescimento profissional.
“Trabalhar na Prensa me trouxe uma experiência única. Ainda estou na fase de estágio, passando pelo 5° período da faculdade, e já ter essa noção do que é estar no mercado, principalmente, em um veículo como a Prensa, que ensina a humanizar e ter veracidade, é incrível! Aprendi demais nesse pouco tempo que estou aqui, pode ter certeza que passar por todas essas experiências acrescentou muito na minha profissional (que ainda está começando) e na vida pessoal”, contou.
“Trabalho na Prensa de Babel desde março de 2021, aqui aprendo todos os dias, ao lado de grandes profissionais, como o jornalismo deve ser feito e a importância do cuidado com as informações. Agradeço pela oportunidade e confiança em meu trabalho, como fotógrafo e social media. Parabéns, Prensa! Que venham muitos e muitos anos!”, disse Matheus Coutinho.
Além do portal, a Prensa também está nas plataformas do Youtube, Spotify, Instagram, Twitter e Facebook. Dentro da área de abrangência, o veículo tem como foco o município de Búzios, mas está sempre de olho nos principais assuntos de Cabo Frio, Macaé, Maricá, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo.
Matérias mais lidas na Prensa:
Nesses 5 anos, a Prensa contou muitas histórias e nossa equipe separou algumas das narrativas que mais tiveram acesso no portal, são elas:
1° lugar: “Pelo amor de Deus, alguém toma uma providência”, matéria falou sobre o despejo de esgoto nos areais da Praia de Geribá, publicada em 2021;
2º lugar “’Ninguém entra, ninguém sai’ – Entradas de Búzios serão fechadas no dia 19 deste mês”, que falou sobre a onda de violência no município, publicada em 2017.
3º lugar: “Placa inusitada gera debate e novas regras de proteção dentro de condomínio em Búzios”, que fala como um morador do balneário chamou a atenção do moradores ao expor em uma placa a preocupação descumprimento das medidas de combate a Covid-19, publicação feita em 2020.
4º lugar: Morador de Búzios antes de morrer deixa áudio relatando negligência em Hospital Municipal, publicação também em 2020;
5º lugar: “Navegante solitário atravessa oceano e chega a Búzios e Cabo Frio”, matéria contou a história do ex-oficial naval Zirk Botha, de 59 anos, que saiu de Cape Town, capital da África do Sul, com direção ao Rio de Janeiro em uma viagem solo, em 2021.