Pular para o conteúdo
Search

Prensa de Babel é uma das 5.300 redações selecionadas no mundo que vão receber o Fundo Global de Emergência do Google


O site, que completa quatro anos em novembro, vai receber 5 mil dólares para manutenção da equipe

A Prensa de Babel, jornal diário e online que completa quatro anos em novembro foi um dos 5.300 veículos de comunicação ao redor do mundo selecionado para receber o Fundo Global de Emergência para Jornalismo promovido pelo Google. As inscrições iniciaram em 15 de abril e o resultado foi divulgado no último dia 19 de maio. A Prensa vai receber cinco mil dólares do fundo.

O fundo vai nos proporcionar chegar mais além e cobrir os chamados desertos de notícias.

Victor Viana – co-fundador e CEO Prensa
O fundo chega num momento importante em que as perdas em decorrência da pandemia colocavam em risco a manutenção da equipe

Com os valores a Prensa vai garantir três meses de salários a equipe que compõe a redação, formada por quatro jornalistas, um designer e um técnico em TI, além de melhorias no layout e aquisição de equipamentos. O fundo chega num momento importante em que as perdas em decorrência da pandemia colocavam em risco a manutenção da equipe.

“Estamos muito animados com esse fundo, a grande preocupação desde o início da pandemia era a manutenção da nossa equipe completa, cobrindo as quatro cidades que são alcançadas com nosso trabalho, Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio e Búzios. O fundo vai nos proporcionar chegar mais além e cobrir os chamados desertos de notícias e remunerar de forma adequada nossos jornalistas. O fundo vai nos dar fôlego para cobrir de forma mais intensa as cidades de Rio das Ostras e Cabo Frio, que ainda não tem correspondentes”, comentou o editor da Prensa, Victor Viana, que é também um dos fundadores do periódico, junto com o também jornalista Sandro Peixoto.

O direito a informação

Desde o início da pandemia a Prensa mantém atualizada a editoria sobre o avanço da Covid-19 em Búzios traçando paralelos, confrontando dados e apresentando soluções em matérias publicadas diariamente. Ocupando espaço primordial na divulgação de medidas de prevenção e controle social dos gastos públicos, não apenas no formato escrito mas apresentando a opção de lives com convidados e especialistas para debater o tema.

“Desde os primeiros casos no Rio de Janeiro, tínhamos a certeza de qual seria nosso papel em Búzios para divulgação de informações que são direito da comunidade. Já nas primeiras matérias abordamos a importância do fechamento da cidade e das ações socioeconômicas para alcançar as famílias em vulnerabilidade social no município. Esse é o papel do jornalismo e o que motiva a Prensa a avançar, oferecer jornalismo”, comentou Camila Raupp jornalista responsável pela editoria do novo coronavírus na cidade.

Uma das repórteres do site, a jornalista Maria Fernanda Quintela, foi a ganhadora do Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental em dezembro de 2019, com matéria publicada no site. O tema escolhido foi o Mangue de Pedras, ativo natural raríssimo localizado em Búzios. Sobre o fundo ela comemora:

“Este fundo é um grande incentivo a seguirmos no caminho que sempre acreditamos ser o único possível, o caminho da informação bem apurada que mostre a verdade dos fatos, como eles são. Essencial na vida das pessoas, a informação se tornou em tempos de pandemia, uma garantia a mais de proteção ao cidadão, e seu norte, sobre como viver este período”.

Aprimoramento digital

Desde o principio a Prensa escolheu por se diferenciar no interior fluminense utilizando ao máximo as alternativas disponibilizadas pelo espaço digital, sempre com o objetivo final de melhor informar. “Fiquei muito feliz com a notícia de que a Prensa recebeu o Fundo Global de Emergência para Jornalismo. Com os valores recebidos vamos poder comprar materiais para melhorar cada vez mais o nosso trabalho.”, comenta João Costa – responsável pelas redes sociais e tecnologia.

Monique Gonçalves, jornalista que cobre a cidade de Macaé celebra o momento que a Prensa vive.

“É um prazer poder contribuir com o desenvolvimento desse veículo que tem ganhado destaque na região. A característica de site pequeno e local não existe mais. A Prensa tem conseguido deixar os limites do balneário buziano e ganhado outras cidades. Tem sido muito bom participar da história e ajudar com coberturas de pautas da cidade de Macaé”, celebrou.

Impacto social

Um dos pontos analisados para o reconhecimento foi o impacto social do trabalho jornalistico desenvolvido pelo veículo. A Prensa desde o inicio traçou em sua linha editorial a premissa do jornalismo como ferramenta de transformação social e esforça-se para dar visibilidade a grupos historicamente excluídos, e com isso colaborar na busca da equiparação de direitos.

A Prensa registra cerca de 80 mil visitas mensais ao site, além da página no Facebook, Twitter e Instagram e canal no Youtube em crescimento contínuo.

Sobre o Fundo

O Fundo Global de Emergência para Jornalismo, é uma inciativa criada pelo Google Initiative News para oferecer apoio a pequenas e médias organizações com relevância e que contribuem para a produção de notícias direcionadas a comunidade local. Cerca de doze mil veículos de mais de 100 países se candidataram. O fundo vai distribuir 100 milhões para veículos de comunicação em todo o mundo.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.