Search

Prensa de Babel é premiada no 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental

Foto da Praia das Pedras de Sapiatiba, de Téo Arrabal, publicada em matéria do site, conquista o segundo lugar na categoria Fotojornalismo
Téo Arrabal venceu o 2º lugar na categoria Fotojornalismo / Divulgação
Téo Arrabal venceu o 2º lugar na categoria Fotojornalismo / Divulgação

O 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, realizado na noite de quarta-feira (11) em Cabo Frio, celebrou os melhores trabalhos jornalísticos da Região dos Lagos, consolidando-se como um marco na valorização de pautas ambientais e no reconhecimento do jornalismo local. A Prensa de Babel conquistou o segundo lugar na categoria Fotojornalismo com a imagem intitulada Praia das Pedras de Sapiatiba: um tesouro geológico e ambiental na Região dos Lagos, assinada por Téo Arrabal.

A força do fotojornalismo da Prensa de Babel

A fotografia premiada de Téo Arrabal não apenas ilustra a riqueza ambiental da Região dos Lagos, mas também reforça o compromisso da Prensa de Babel em destacar histórias que evidenciem a relação entre preservação e sustentabilidade. “Este prêmio é uma vitória para o jornalismo ambiental e nos inspira a continuar trazendo pautas que impactem positivamente nossa sociedade”, destacou Téo.

Em 2023 O site de notícias Prensa de Babel celebrou mais uma conquista no cenário do jornalismo ao receber o Prêmio Prolagos. A reportagem  “A Vida que Brota da Pedra” assinada pela jornalista Maria Fernanda Quintela e ilustrada pela foto da jornalista e publicitária Mariane Siqueira, conquistou o segundo lugar na categoria de fotojornalismo.

Em 2022 a Prensa de Babel levou o segundo lugar pelo segundo ano consecutivo na categoria webjornalismo.

Em 2021 Prensa esteve presente pela segunda vez consecutiva no pódio do prêmio Prolagose conquistou o segundo lugar no pódio, na categoria webjornalismo, com a reportagem “Búzios: Conscientização ambiental como alicerce para longevidade da APA Pau Brasil”, da jornalista Monique Gonçalves.

Em 2019 a Prensa ganhou em primeiro lugar, na categoria webjornalismo, a segunda edição do Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental com matéria da jornalista Maria Fernanda Quintela e fotos de Ronald Pantoja.

Reconhecimento ao jornalismo ambiental

A premiação deste ano contou com mais de 60 trabalhos inscritos em sete categorias, incluindo Fotojornalismo, Webjornalismo, Telejornalismo, Rádio, Mídias Alternativas, Jornalismo Impresso e Universitário. Além de troféus, os vencedores receberam prêmios em dinheiro, totalizando R$ 50 mil. O evento reafirmou a importância de fomentar o debate sobre saneamento básico e o impacto ambiental na região.

Prensa de Babel na vanguarda do jornalismo

O reconhecimento reforça o papel da Prensa de Babel como um veículo comprometido em registrar os avanços ambientais e sociais da região. A conquista é resultado de um trabalho coletivo que valoriza a ética, a criatividade e a qualidade jornalística. Para a equipe da Prensa de Babel, o prêmio representa um incentivo para continuar explorando temas que conectem a comunidade com a preservação ambiental e a conscientização. “Cada pauta que trazemos reflete nosso compromisso com o futuro da nossa região e com o impacto positivo que a informação de qualidade pode gerar”, pontuou Camila Raupp, editora do jornal.

Os vencedores da noite

Os vencedores do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental foram selecionados em votação por um time de gestores de Comunicação de empresas da Aegea, grupo do qual a Prolagos faz parte.

“É emocionante ver a empolgação dos jornalistas com esses trabalhos que foram desenvolvidos em prol do meio ambiente, em prol do saneamento. O saneamento nem sempre é tratado como deveria, mas ele é parte essencial da vida de todos. Reconhecer este tema por meio de matérias é passar essa informação para a população, estimulando o pensamento crítico”, disse o diretor-presidente da Prolagos, Luiz Fernando Fabbriani.

Os trabalhos premiados apresentaram uma seleção de boas histórias de vidas que ajudaram a contar a trajetória de desenvolvimento do saneamento nas últimas duas décadas.

“É o jornalista quem conta a história da nossa região, uma história que está em constante movimento. Eles registram os avanços do saneamento que transformaram a as cidades que atendemos, e o que ainda está por vir. Os jornalistas trazem essa informação para cada um de nós, deixando mais acessível o conhecimento”, comentou o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Confira abaixo os vencedores de todas as categorias: 

Jornalismo Universitário 

Natália Siqueira l Agência Experimental da Universidade Veiga de Almeida

Fotojornalismo

1º lugar – Mariana Ricci l Folha dos Lagos  

2º lugar – Téo Arrabal l Prensa de Babel.

Jornalismo Impresso

1º lugar – Maurício Mizumoto l Jornal Hora Certa

2º lugar – Cristiane Zotich l Folha dos Lagos

Rádio

1º lugar – Suellen Rodrigues l Rádio Estação 104 FM

2º lugar – Luiz Felipe Rodrigues l Rádio Costa do Sol

Mídias Alternativas

1º lugar – Fernanda Carriço l Fonte Certa

2º lugar – Glauber Ribeiro l RLagos

Webjornalismo

1º lugar – Ludmila Lopes l RC 24H

2º lugar – Thaisa Azevedo l Fonte Certa

Telejornalismo

1º lugar – Radá Calisto l Record TV Interior RJ.

2º lugar – Monica Chagas l Inter TV

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Falta de plano da Enel para verão preocupa Petrópolis diante de histórico de apagões

Búzios recebe Programa Empoderadas com suporte jurídico e psicológico para mMulheres

Macaé Avança como futuro Hub Energético do Brasil

João Fonseca recebe convite para a chave principal do Rio Open 2025

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima