Pular para o conteúdo
Search

Prensa de Babel e Hypex Midia premiam mulheres empreendedoras em Búzios

São 20 mulheres que tem realizado e empreendido no balneário, ainda que enfrentando dificuldades mil, como por exemplo, uma pandemia em 2020

As mulheres empreendedoras serão assunto de destaque em Búzios no dia dedicado a elas internacionalmente. Isso porque duas jornalistas gaúchas, que escolheram a cidade para viver e trabalhar, Camila Raupp (Prensa de Babel) e Aline Santana (Hypex Midia) se uniram para premiar 20 delas, que se destacaram ao longo do ano passsado. A premiação acontece na quarta-feira (8), às 20h no Restaurante Le Sancerre – Porto da Barra e é aberta ao público que queira prestigiar, mediante reserva de mesa.

O DESTAQUE MULHER EMPREENDEDORA 2023 busca homenagear mulheres que escolheram Búzios para morar e dedicam-se a gerar negócios, empregos e ações para um mundo melhor, como legado para a próxima geração, por meio de suas empresas. Mulheres que não estão sozinhas nesta jornada. No Brasil, o número de mulheres já superou o de homens na criação de novos negócios.

Trazendo para a realidade de Búzios, centenas de mulheres escolheram o badalado balneário para viverem, formarem suas famílias, construírem suas empresas e tirarem do seu trabalho o seu sustento, “carregando na mala” sonhos, expectativas e esperança. Mulheres que assumem diversas funções na sua rotina diária: esposas, mães, gestoras, que muitas vezes passam desapercebidas do seu papel de mulher de negócios.

Os desafios da mulher empreendedora, no entanto, ainda existem e é preciso encontrar maneiras de superá-los para se destacar no mercado e alcançar o sucesso. Esses desafios existem porque, afinal, estamos falando de uma grande transformação na sociedade — as mulheres nunca tiveram muita liberdade para serem o que quisessem ser. Portanto, escolher abrir um negócio e tornar-se empreendedora é uma importante forma de mostrar que a MULHER PODE TUDO.

Conheça as mulheres homenageadas desta primeira edição:

Ana estuda Adiminstração e junto com a mãe e o irmão mantiveram o legado do The House of Rock and Roll / foto: Prensa de Babel

Ana conta que estudava nutrição da UFRJ e morava no Rio quando começou a pandemia, voltei pra casa e comecei a participar mais das questões do bar e da loja, dos problemas que a pandemia causou.

“Quando tudo parou, tinhamos um estoque enorme de cerveja. Eu e o meu irmão comecamos a vender pelo instagram e com a ajuda de amigos fomos vendendo todo o estoque que era bem grande, colocávamos no carro e íamos nas casas entregar até acabar todo o estoque, nesse tempo em casa começamos a conversar e pariticipar mais sobre questões da empresa com a minha mae”, comentou.

“Quando o papai (Luiz Antônio) morreu foi a virada de chave, ou entravamos pra empresa ou não ia dar pra continuar, era muita coisa pra mamãe. Decidimos entrar. Larguei a nutrição e mergulhei nisso, sem experiência nenhuma. Fui aprendendo na marra, fazendo cursos na internet, buscando assessoria no SEBRAE, pesquisando por conta propria e aprendendo MUITO com a minha mae”, explicou.

Atualmente ela cursa administração, trabalha muito, se dedica muito ao trabalho, sempre correndo atrás de aprender mais e ganhar mais experiência.

Babi, como é conhecida na cidade, conta que onde o coração bate mais forte definitivamente é no âmbito social / foto: Prensa de Babel

Bárbara Arouca chegou a Búzios com o sonho de trabalhar com eventos e acabou descobrindo outras oportunidades de fazer diferença na cidade com o trabalho.

“Entrei como voluntária na Creche Bárbara Wright em 2018, quando o Grupo BZ assumiu a administração do projeto e me apaixonei tanto que passei a fazer daquilo por um tempo minha função principal. Com a evolução do projeto, começamos a nos dedicar a novas frentes e, ao nos unirmos com o CircoLo Social, reativamos a EcoBúzios com o intuito de olhar para toda a comunidade”, explicou.

Segundo ela, atualmente a EcoBúzios atua ativamente na área da educação, da cultura e do esporte. “Além disso já formamos educadores sociais e participamos de diversas iniciativas em prol da nossa cidade”.

Ela continua, dizendo que está  no mundo corporativo, atuando como gestora de eventos do Grupo BZ e também da área de Produtos, uma área de inovação criada para pensar e implementar novas idéias e conceitos, mas que onde o coração bate mais forte definitivamente é no âmbito social.

“Nossos objetivos ainda são maiores do que a nossa capacidade de executar, mas estamos dando um passo de cada vez para conseguir atingi-los e já evoluímos tanto que estamos muito otimistas sobre o futuro da nossa cidade”, finalizou.

Clara é mãe de filha buziana, com muito orgulho, e trabalha desde os 15 / foto: Prensa de Babel

Clara é mineira, tem 36 anos e chegou à Búzios em junho de 2002, no entanto, frequanta a cidade desde os anos 1990.

“Apaixonada por Búzios, criei raízes, e hoje tenho uma filha buziana de cinco anos. Sempre trabalhei desde meus 15 anos, e há dez, mediante uma necessidade de renda que fosse compatível com horário da faculdade, comecei a vender prata em atendimento domicílio, um longo caminho até ter a loja no centro do balneário”, comentou.

Gestora da Clínica Búzios, Clarice é umas das moradoras mais queridas da cidade, traz sempre um sorriso largo e receptivo / foto: Prensa de Babel

Clarice Terzi é carioca, tem 64 anos, dois filhos e um neto. Ela conta que montou com o marido, o Dr. Joaquim,a primeira clínica médica de Búzios em 1986, a Clínica Búzios. Há 37 anos atua na gestão da empresa que hoje é referência em medicina do trabalho e segurança ocupacional.

Elen é mãe de três e gestora financeira do Golden Group.

Ela é discreta e reservada. Mas estas caraterísticas muitas vezes escondem a mulher com visão empreendedora que a empresária Elen Dias possui. Carioca nascida em Teresópolis, mãe do Gabriel, Miguel e Mariana, atua em Búzios como gestora do Golden Group há 18 anos.

Sua trajetória de sucesso no balneário começou ao lado do marido Leonardo Coelho Dias, ainda quando tinham um pequeno hortifruti em Búzios. Com os anos a atuação aumentou e o comércio cresceu.

O Golden Group pode ser considerado fruto da vocação pelo ramo de alimentos e pelo espírito empreendedor de seus fundadores. Desde cedo Léo e Elen Dias, já demonstravam interesse pela arte de comercializar e tiveram nas frutas e nos legumes, seus primeiros ensinamentos para apresentar aos seus clientes produtos de qualidade.

Érika iniciou com uma loja em Macaé e desde 2022 atua em Búzios com a Ave Maria Shoes / foto: Prensa de Babel

Erika Vecchia Leoni Monteiro é profissional da saúde e amante de sapatos como boa parte das mulheres.  Em janeiro de 2020 ela conta que foi a uma grande feira em São Paulo para conhecer como funcionavam as fábricas e grandes marcas de sapato.

“Sai de lá com a certeza que era hora de mudar o estilo de sapatos do qual eu sempre estava acostumada a ver nas lojas aqui da região. Sempre comprei meus sapatos em lojas fora de Macaé e região, por conta de falta de opção e por todos venderem a mesma coisa”, explica.

Em Abril de 2020 ela abriu a Ave Maria Shoes uma loja on-line em plena pandemia com muitos medos e incertezas.  “Começamos um trabalho forte no Instagram, na qual muitas mulheres se identificavam com o nosso estilo. Nosso foco sempre foi aliar conforto e beleza, coisas que sempre víamos caminhar separadas”, lembra.

Em outubro de 2021 inaugurou a primeira loja física na cidade de Macaé, no bairro Cavaleiros, com um estilo praiano, com mistura de sofisticação e um novo conceito de sapatos. Já em janeiro de 2022 a segunda loja foi inaugurada em búzios e em outubro apareceu a oportunidade de ir para um ponto melhor e com uma estrutura maior e com a identidade da marca.

“Hoje trabalhamos com calçados de marcas bem estruturadas no mercado, multimarcas e fabricação própria. Todos os calçados são escolhidos a dedo para que possam imprimir neles a nossa identidade da ave maria. Trabalhamos com materiais nobres e de ótima qualidade, tudo pensado para o nosso público”, finalizou.

Geisa empreende há cerca de 10 anos em Búzios com muito sucesso / foto: Prensa de Babel

Geisa Oliveira Muniz Moreira, é empresária, formada em Educação Física e proprietária da Decora Búzios desde 2014. É natural de Cabo Frio, com registro em Arraial do Cabo.

Keila atende ao segmento em todo o Brasil, com uma base atualmente no Rio de Janeiro / foto: Prensa de Babel

Keila Freitas tem 46 anos, é mãe do Lucas. Uma mineira que viveu a maior parte da vida no Rio de Janeiro. Chegou a Búzios em 2016 e em fevereiro de 2017 inaugurou a Tok di Kasa, que tem uma plataforma de vendas on-line,  e em novembro a Toki di Kasa Eventos, que atende a esse segmento em todo o Brasil, com uma base na cidade do Rio de Janeiro.

Laura teve uma carreira ascendente no ramo da hotelaria em Búzios e hoje faz a gestão de um dos empreendimentos mais importantes da cidade / foto: Prensa de Babel

Laura é natural da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, e desde a década de 80 frequenta Búzios. Nos primeiros anos nas férias escolares, mas, em1985, o pai dela comprou uma casa na Aldeia de Geribá, e fixaram residência de férias, já que antes ficavam em casa alugada no bairro dos Ossos.

Em 2003, ela fez o curso técnico de hotelaria no Rio de Janeiro, e em 2004 iniciou a carreira como recepcionista do Hotel Atlântico, logo passando para reservas e eventos, permanecendo até 2006. Depois de uma temporada de volta ao Rio, retornou a Búzios e ficou no Atlântico de 2008 até 2009.

Em 2010, iniciou a jornada no Ferradura Resort e Ferradura Private como recepcionista e implantou toda a área de eventos, recém inaugurada no Resort.

Leila trabalha beleza, autoestima e qualidade de vida em um dos locais mais charmosos de Búzios, o Porto da Barra / foto: Prensa de Babel

Leila é natural do Rio de Janeiro, nascida em 14 de junho de 1961. Tem MBA em gestão de Moda e Pós graduada em estética cosmetologia.

“Escolhi Búzios como minha cidade há 20 anos. Sempre trabalhando com a beleza, autoestima e qualidade de vida, nessa trajetória tive a enriquecedora experiência de ter 2 lojas de roupa feminina nessa cidade, onde a arte sempre teve seu lugar. Há um ano inauguramos o Werner Concept Búzios, onde oferecemos um serviço de qualidade e acolhedor. Estamos sempre abertos à rodas de conversas sobre bem-estar, conectando pessoas nessa área. Também incentivamos ONGs que apoiam o trabalho de mulheres artesãs e artistas buzianos”, diz..

Segundo ela, no Werner Búzios “nosso compromisso é com a beleza como um todo, através do nosso SPA, salão, e studio de tatuagem, onde a energia de Búzios está sempre presente no nosso ambiente que é sempre aconchegante e alegre”, finalizou.

Luciana empreende na área de qualidade de vida e espiritualidade em dois hotéis no Praia das Caravelas / foto: Prensa de Babel

Luciana Videla tem 44 anos é casada com Hugo Iurcovich há 9 anos, passando por varias temporadas aqui em Búzios e na Argentina. Mãe de Arturo, oito anos e Marvin, de quatro. Hugo também tem duas filhas do primer matrimônio Natasha, 33 anos e Sol de 25, que moram na Argentina. Ela mora em Búzios desde 2016, e conta que chegar em Búzios, foi um “voltar para minha casa”.

Atualmente, Luciana é diretora do programa Búzios Espiritualidade, coordena atividades de yoga, meditação, caminhadas na floresta, eventos de expansão da consciência, produção e acompanhamento de retiros de crescimento pessoal, yoga, entre outros. Além de spa de massagens e terapias, que oferecem diferentes experiências para hóspedes e visitantes.

“As mulheres são como multiprocessadores, fazemos tudo ao mesmo tempo. Cuido também do operacional nos hotéis, em relação a compras, tomadas de decisões, entrevistas com funcionários, redes sociais. Como sou psicóloga de profissão também dou apoio emocional quando necessário, coordenação de reuniões de equipe, limpeza, junto lixo no chão, o que for preciso na hora”, conta.

“O que Búzios me ensina todos os dias é que nada é como eu quero, quando eu quero. Aqui aprendi a abrir mão do controle, que não existe perfeição, a confiar em algo maior e a aceitar que o que entra na minha vida, não é por acaso. É um lugar com uma energia muito forte e as emoções se intensificam. O maior desafio é o relacionamento humano, a comunicação e aprender a ouvir com o coração. Vim morar aqui para passar mais tempo com minha família e em contato com a natureza, outro dos grandes desafios é não descuidar desse contato verdadeiro com meus filhos, com meu marido…. não me perder. Quando você faz o que você gosta e tem um significado que transforma, você perde aquela divisão entre o que é trabalho, o que é família, as pessoas com quem eu trabalho viram família e às vezes família vira trabalho e tudo se confunde. Por isso meditar se torna um ato sagrado em minha vida, e se estou perdida, é aí que me encontro naquele silêncio que tudo volta a fazer sentido”, conta emocionada.

Luciana faz a gestão de um dos projetos socioeconômicos mais importantes da cidade e que cresce a cada dia / foto: Prensa de Babel

O Projeto Benecas Negras, conforme conta Luciana, começou em 2015 com uma artesã que fazia bonecas negras e uma guia de turismo que queria levar o interesse turístico da península também para o continente. Foram então ensinar bonecas na Associação dos Remanescentes dos Quilombolas da Rasa, por lá ficaram 9 meses, ensinando bonecas e roupa para hotelaria, com maquinário caseiro.

Após esse período firmaram parceria com a Eletrobrás e foram para o bairro de São José abrindo espaço para mais mulheres se capacitarem na área da costura, agora com maquinário industrial e com artesanato de cestaria, feito pelas marisqueiras e das demais participantes vindas de outras cidades e estados.


“Hoje com o fomento do Projeto Guardiãs das Tradições Pesqueiras, conseguimos levar o turismo para o continente com a Rota Cultural Afro Buziana e vendemos o artesanato na parada da Casa da Rasa.
Nosso ateliê fica dentro do Geribá Tennis Park, bairro Geribá, onde tem o maquinário e acontece as costuras e o artesanato.”, conta.

Hoje são 18 participantes que se dividem entre Rota, artesanato, divulgação e captação de recursos.
Mulheres que juntas trocam experiências e somam forças

Maria acredita que buscando especializações, encontrou o entendiemnto de que cada rosto carrega uma história de vida / foto: Prensa de Babel

Maria Tereza tem 36 anos, e trabalha na área da Beleza há 17 anos. Começou a carreira depois de um curso na Embeleze, onde concluiu o curso como cabeleireira. Assim que se formou passou a trabalhar como assistente em um salão, e ali nascia o amor pela profissão.

Em 2013 iniciou o trabalho com maquiagem e penteado, mas em 2018 a exaltação da beleza feminina passou a ter um significado ainda maior, os cursos de visagismo e morfopsicologia que executou trouxeram o entendimento de que cada rosto carrega uma história de vida.

“No meu trabalho, muitas vezes deixo de trabalhar com o que está na moda ou com o que está sendo mais comercializado para usar realmente o que funciona para cada tipo de rosto.
Sempre preguei que se você souber fazer uma produção seguindo as técnicas de visagismo, o resultado será incrível, realçando a beleza natural. É traduzir e elevar a essência de cada rosto”, explicou.

Apaixonada por Búzios, Marluce escolheu a cidade para empreender / foto: Prensa de Babel

Marluce Valente, mulher, esposa do Antonio Valente, mãe da Maria e do João, empreendedora.
Esta carioca optou por criar seus filhos no paraíso chamado Búzios com o objetivo de oferecer uma qualidade de vida digna, perto da natureza e do mar. Um sonho que começou em 1998 e tornou-se realidade em 2000.

Carioca apaixonada pelo sol e natureza, frequentava Búzios assiduamente desde 1992. Junto com o marido, idealizou e construiu a Pousada Águas Claras no balneário, gerando emprego para diversas famílias, originariamente buzianas. Como gestora, sua principal meta sempre foi (e continua sendo) a qualidade do ambiente de trabalho oferecida a todos.

Ela é do tipo mulher inspiradora. Quem a conhece, enxerga por baixo da carcaça, uma pessoa sensível, com uma personalidade forte, que cuida dos funcionários como se
fosse uma grande família. Apaixonada pelo que faz, traduz uma gestão que preza pelo respeito ao próximo, qualidade nos serviços oferecidos e busca constantemente ações que visem o desenvolvimento da cidade de Búzios como destino turístico, mas tem a esperança que este crescimento aconteça mantendo as origens enaltecidas e a beleza do balneário preservada.

Ela acredita na utopia de um mundo mais solidário. Ser bom sem esperar nada em troca, fazer o bem sem esperar nada em troca, projetar boas coisas sem esperar nada em troca, inclusive amar pessoas sem esperar nada em troca, é o melhor caminho.

Nataniele é a simpatia em pessoa e está em Búzios há 11 anos / foto: Prensa de Babel

Nataniele Resck Moreira é empresária proprietária do Che Lagarto Hostel Copacabana e Búzios e do O Clubinho, formada em Turismo com especialização em Consultoria Empresarial pela FGV e MBA em Coach pela Sociedade brasileira de Coaching. É proprietária do Che Lagarto Búzios há 11 anos e desde 2015 escolheu Búzios como seu lugar de vida.

  • PATRÍCIA PEIXOTO – Gestora da Cia Carioca e Converse Búzios
Patrícia tem experiência e muita bagagem para empreender em Búzios / foto: Prensa de Babel

Empresária carioca que trabalhou a vida inteira no comércio. Começou como assistente de uma grande marca, foi gerente, compradora, montou a própria marca, trabalhou um longo período na gestão de importação e exportação da famosa Bee, morou um tempo na Austrália onde trabalhou com eventos e posteriormente representou a Havaianas no país.

Voltou ao Brasil para cuidar da mãe e do irmão, e assumiu a gestão da loja Cia Carioca, que hoje está presente no comércio buziano há mais de 20 anos e trabalha exclusivamente com produtos Converse e Jansport.

Renata apostou no mercado infantil antes mesmo de ser mãe da pequena Sol, que nasceu em 2022, depois de quase quatro anos de atuação na área / foto: Prensa de Babel

Renata trabalhou nove anos como consultora de negócios na PwC, viajando o Brasil todo em projetos de gestão da marca.

“Em 2017, sai da PwC e iniciamos o lançamento do site da Criamigos. Porém o objetivo sempre foi abrir uma loja para testar o modelo de negócio, que naquela época estava nascendo. Em 2018, optamos por abrir em Búzios, visando qualidade de vida e o mercado infantil na cidade, que só cresce desde então (a cidade é perfeita para receber o publico infantil).”, comemora.

Por quatro anos com uma loja na Rua Turíbio de Farias, em agosto 2022, mudaram-se para uma loja conceito na Rua das Pedras. Em 2019, também abriu a franquia Royal Trudel, uma marca que ganhou pela quinta vez como o melhor doce de Gramado, no Rio Grande do Sul”. Em 2022, para completar, ela se tornou mãe da pequena Sol.

Samantha deu uma guinada na vida após um problema de saúde e mostrou a garra da mulher quando quer mudar o cenário / foto: Prensa de Babel

Samantha conta que aos 24 anos descobriu um câncer e foi nesse momento que a vida dela parou, toda a atenção estava voltada em achar a cura.

“Foram dias muito difíceis, mas venci. Quando toda tormenta passou precisei me reinventar e começar do zero. Foi então que, por forte influência de uma amiga cozinheira, comecei a cozinhar em residências de Búzios e cada dia eu fui me apaixonando mais. Fui atrás de mais conhecimento e me formei em Gastronomia pelo Instituto Federal Fluminense. De lá pra cá estagiei nos melhores restaurantes de Búzios. Gratidão por cada dia de muito estudo e dedicação”, conta.

Hoje é dona do próprio buffet (que tem o nome dela ) e atua como personal chef prestando serviços de consultoria e fazendo eventos, entre eles casamentos, mini wedding, eventos corporativos e jantares mais intimistas.

“Graças a minha história de superação também sou voluntária engajada na luta contra o câncer no hospital do câncer HECI – ES, onde ajudo pacientes a levar a luta contra o câncer de um forma mais leve”, finaliza.

Sophie garante a continuidade do que representa Búzios para 10 entre 10 visitantes, comer um crepe do Chez Michou na Rua das Pedras / foto: Prensa de Babel

Sophie Fernandes é uma mulher com profunda ligação afetiva e profissional com o Grupo Chez Michou, já que nasceu praticamente nos barris de chocolate artesanal da casa, e é filha de dois dos quatro fundadores. Ela é uma das sócias administradoras do grupo e tem sido uma parte essencial do sucesso contínuo do Chez Michou.

Sophie cresceu inspirando e respirando Chez Michou, e começou a trabalhar no grupo com apenas 16 anos, atuando como garçonete e atendente Michou. Ela deixou Búzios para estudar no Rio de Janeiro, mas retornou em 2011 para assumir o comando da creperia.

O Grupo Chez Michou surgiu em 1983, quando Michelle Faure – carinhosamente chamada de Michou – mãe de Françoise e Tif Nys, teve a ideia de preparar as deliciosas crepes da França e Bélgica. Na época, Búzios tinha poucas opções gastronômicas, e a iniciativa de Michou foi um sucesso imediato. Ao lado de Françoise, Tif Nys e Mario Fernandes, Michou fundou o grupo que hoje é uma referência em gastronomia em Búzios.

O Grupo Chez Michou tem sido uma parte essencial da história gastronômica de Búzios ao longo dos anos, graças à visão empreendedora de seus fundadores e à dedicação de seus continuadores, como Sophie. O grupo oferece uma variedade de opções de crepes, desde doces até salgados, além de outras iguarias, como chocolates artesanais, sorvetes e drinks. O sucesso contínuo do Chez Michou é um testemunho do trabalho árduo e do compromisso com a qualidade que a equipe traz para cada prato e cada cliente.

Vera participou da criação de uma das principais marcas que carrega o nome Búzios pelo Brasil todo / foto: Prensa de Babel

Vera Rodrigues é natural do Rio de Janeiro, engenheira Química, com especialização em polímeros, logística e tecnologia cervejeira. É casada com com Rogério, também engenheiro Químico. É sócia da Cervejaria Búzios .

“Desde muito nova eu admirava as pessoas que conseguiam administrar seu próprio negócio.
Analisando algumas das características principais e essenciais nesses empreendedores , a persistência e coragem foram as que mais eu admirava nelas. Daí, passado alguns anos na petroquímica, eu e Rogério começamos a criar a ideia de termos uma Cervejaria em Búzios , dada a memória afetiva criada em momentos muito marcantes de nossa juventude nessa cidade linda e charmosa”, explica.

Ela conta que desde o início apoiou o projeto e hoje está a frente de grande parte das atividades da empresa: gestão comercial, marketing e logística.

“Sinto-me muito abençoada por isso e muito grata por poder participar hoje dessa homenagem tão especial. Muito obrigada Aline e Camila. Vocês nos inspiram a continuarmos sendo cada dia melhores!”, finaliza.

Apoio: Zaetê Cosmética, Le Sancerre, BeepFit, Sal de Areia, Up Comunicação.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!