Jornalistas comentam passagem pelo portal e a contribuição do veículo para o crescimento profissional
A Prensa de Babel completa cinco anos nesta quarta-feira (24). Desde 2016, o portal jornalístico leva informação não só para a cidade de Búzios, como também para toda a região. Grandes profissionais passaram pelo veículo e contribuíram para sua construção, que por sua vez também proporcionou crescimento profissional para cada um deles.
Lucas D’Assumpção foi o primeiro repórter da Prensa, iniciou junto com o veículo em 2016. “A Prensa me ajudou muito no quesito de apuração da notícia, até mesmo a entender a política local. Além disso, conheci pessoas incríveis através do meu período como repórter. Sou grato demais!”, comenta Lucas, que atualmente possui a própria mídia independente. Ainda de acordo com ele, a experiência no portal o ajudou a desenvolver e cuidar do próprio negócio.
A recém-formada em jornalismo, Débora Evelin, teve seu primeiro trabalho na equipe da Prensa, em 2020. Ela acompanhou de perto as incertezas da Covid-19 e vivenciou diversas experiências para compor o currículo, entre elas o debate para as eleições de 2020, o primeiro produzido por um veículo de comunicação na cidade de Búzios. .
“Dois momentos especiais marcaram a minha passagem pela equipe: a cobertura do debate com candidatos à Prefeitura de Búzios, durante as eleições municipais; e a minha primeira entrevista profissional em inglês, na cobertura da chegada do navegante Zirk Bothe, que veio remando desde a África até Cabo Frio”, destacou Débora, que manteve a população informada sobre a chegada das vacinas nos municípios da Costa do Sol.
“Além disso, eu sou muito grata a toda a equipe pela confiança e por cada aprendizado. A Prensa me ensinou muito sobre o profissionalismo, ética e trabalho em equipe. Que a população entenda e saiba valorizar e respeitar o trabalho da imprensa. Vida longa à Prensa!”, diz Débora.
O debate para as eleições de 2020 também foi um momento marcante para a jornalista Maria Fernanda Quintel. “Foi um marco na história de Búzios. Foi a primeira vez que aconteceu isso na cidade. Foi importantíssimo”, comenta ela. Fernanda também participou de um outro momento da Prensa, a conquista do 2º Prêmio de Jornalismo Ambiental da Prolagos, em 2019, com uma matéria sobre o Mangue de Pedras da Rasa. Outro marco para a jornalista foi ver o “nascimento” do grupo Geribá Livre.
“Eu gosto de fazer um jornalismo comunitário e participativo, a Prensa me proporcionou isso tudo. Entrei no ano de 2020, foi um ano difícil, mas fizemos um trabalho bacana e isso é um marco na minha vida!”, explica ela.
A jornalista Mariane Siqueira deixou sua contribuição para a Prensa e também levou muito aprendizado. Ela também ingressou na equipe em 2020, próximo às eleições municipais.
“Vi de perto o compromisso com a verdade e a apuração profissional. No jornal foi me dado autonomia para criar campanhas e projetos nas mídias digitais. As cidades de Búzios, Macaé, Cabo Frio e Rio das Ostras são privilegiados em ter a Prensa atuante com conteúdo de qualidade. Um jornal que acolhe o jornalista, acredita na equipe e tem resultados visíveis!”, comentou Mariane.
A Prensa esteve presente na vida de outros jornalistas, comprometidos com a informação e veracidade dos fatos. Dentre esses profissionais estão: Maria Cecília Isaurralde, Laís Vargas, Tania Garabini, Daniela Bairros, Flávia Lira e Marcela Couri.