Search

Prensa de Babel adere ao projeto inclusivo #Pracegover

Imagem: Reprodução/ Forbes Brasil
Imagem: Reprodução/ Forbes Brasil

Postagens no Instagram virão com descrições que possibilitam programas de leitores de tela a reproduzir a mensagem contida nas postagens 

O #Pracegover é uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar a cultura de acessibilidade nas redes sociais. O Projeto foi criado como forma de promover a percepção a respeito da presença dos deficientes visuais no mundo digital.  

Atualmente, milhares de pessoas cegas usam as redes socias com auxílio de programas leitores de tela que transformam em voz o conteúdo dos sites. Porém, para que isto funcione, as imagens precisam ser descritas para que os leitores consigam transmiti-las às pessoas com deficiência visual.  

A Prensa de Babel vai aderir ao movimento utilizando a hashtag nas postagens feitas no perfil do Instagram. As publicações virão com a #PraCegoVer e descrição das imagens e o conteúdo nelas contido na legenda da postagem. Para as postagens em vídeo, as cenas serão descritas de forma a passar o tópico que apresenta, as características, como cores, pessoas, entre outros. 

Primeira postagem feita no Instagram da Prensa de Babel utilizando a #PraCegoVer.

COMO FAZER UMA DESCRIÇÃO ALTERNATIVA?

Colocar a #PraCegoVer é o primeiro passo. Após isto, é importante informar o tipo de conteúdo, como por exemplo: fotografia, ilustração, tirinha, vídeo ou outros. No caso das imagens, a descrição deve ser feita da esquerda para a direita e de cima para baixo, na ordem natural da escrita e leitura ocidental.  

É importante informar os elementos que constam na imagem e as cores como: cor de fundo, cor de cabelos, olhos, roupa, se a imagem é em tons de cinza, em tons de sépia ou em preto e branco.  

Descrever todos os elementos de um determinado ponto da foto e só depois passo para o próximo ponto, criando uma sequência lógica. A descrição deve ser com períodos curtos, mas de forma caprichada.  

Evitar adjetivos, pois a percepção de “bonito”, “bonita”, e outros, é relativa, algo que é atrativo para quem está descrevendo, pode não ser para quem está ouvindo.   

Na página do projeto no Facebook é possível encontrar todas as informações. Acesse o link: https://www.facebook.com/PraCegoVer/

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Licenças de ambulantes na Praia da Azeda são suspensas após briga por espaço

Falta de plano da Enel para verão preocupa Petrópolis diante de histórico de apagões

Búzios recebe Programa Empoderadas com suporte jurídico e psicológico para mMulheres

Macaé Avança como futuro Hub Energético do Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima