Prensa de Babel adere ao projeto inclusivo #Pracegover

Postagens no Instagram virão com descrições que possibilitam programas de leitores de tela a reproduzir a mensagem contida nas postagens 

O #Pracegover é uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar a cultura de acessibilidade nas redes sociais. O Projeto foi criado como forma de promover a percepção a respeito da presença dos deficientes visuais no mundo digital.  

Atualmente, milhares de pessoas cegas usam as redes socias com auxílio de programas leitores de tela que transformam em voz o conteúdo dos sites. Porém, para que isto funcione, as imagens precisam ser descritas para que os leitores consigam transmiti-las às pessoas com deficiência visual.  

A Prensa de Babel vai aderir ao movimento utilizando a hashtag nas postagens feitas no perfil do Instagram. As publicações virão com a #PraCegoVer e descrição das imagens e o conteúdo nelas contido na legenda da postagem. Para as postagens em vídeo, as cenas serão descritas de forma a passar o tópico que apresenta, as características, como cores, pessoas, entre outros. 

Primeira postagem feita no Instagram da Prensa de Babel utilizando a #PraCegoVer.

COMO FAZER UMA DESCRIÇÃO ALTERNATIVA?

Colocar a #PraCegoVer é o primeiro passo. Após isto, é importante informar o tipo de conteúdo, como por exemplo: fotografia, ilustração, tirinha, vídeo ou outros. No caso das imagens, a descrição deve ser feita da esquerda para a direita e de cima para baixo, na ordem natural da escrita e leitura ocidental.  

É importante informar os elementos que constam na imagem e as cores como: cor de fundo, cor de cabelos, olhos, roupa, se a imagem é em tons de cinza, em tons de sépia ou em preto e branco.  

Descrever todos os elementos de um determinado ponto da foto e só depois passo para o próximo ponto, criando uma sequência lógica. A descrição deve ser com períodos curtos, mas de forma caprichada.  

Evitar adjetivos, pois a percepção de “bonito”, “bonita”, e outros, é relativa, algo que é atrativo para quem está descrevendo, pode não ser para quem está ouvindo.   

Na página do projeto no Facebook é possível encontrar todas as informações. Acesse o link: https://www.facebook.com/PraCegoVer/

Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen windows 10 satın al windows 10 pro satın al