Com concentração marcada para às 11h na Praça do INEFI, no bairro da Rasa, a divulgação, que foi apagada posteriormente, prometia cavalgada até um espaço de eventos, na Baía Formosa
O anúncio de que ocorreria neste sábado (30), a 1ª Vaquejada de Búzios no ‘Rancho Dom Chefão’, no bairro Baía Formosa, circulou nas redes sociais no fim da tarde de sexta-feira (29). Após denúncias, a Prensa teve acesso à notificação emitida por fiscais da Prefeitura de Búzios impedindo a realização do evento por descumprir decretos em vigência no município.
O evento anunciava concentração às 11h na Praça do INEFI, no bairro Rasa, de onde sairia uma cavalgada em direção ao local que se intitula como ‘Parque de Vaquejadas’ onde o evento ocorreria.
O agente de fiscalização informa na notificação que a realização do evento deve ser cancelada, com base nos decretos mencionados. Em caso de descumprimento, os organizadores poderão sofrer, ainda segundo o documento, as sanções cabíveis. Caso ocorra, o evento estaria descumprindo os decretos número 1533 e 1536 que tratam das medidas de controle e combate à disseminação do novo coronavírus.
Os Decretos número 1533 e 1536 editados pelo então prefeito em exercício, Henrique Gomes em dezembro de 2020, e ainda em vigência, tratam sobre a realização de festas, shows e eventos. ‘Está permitida a realização de festas, shows e eventos, desde que respeitada a capacidade máxima de ocupação de 50% do local. Não será autorizado o funcionamento de áreas e espaços de dança, as janelas deverão permanecer abertas, e deverá ser disponibilizado álcool 70%, máscaras descartáveis e lenços de papel para clientes e funcionários. O local terá que dispor de mesas e cadeiras para a totalidade dos clientes’.
A Prefeitura de Búzios confirmou as informações.
Denúncia
No início da manhã a Prensa recebeu algumas denúncias que apesar da notificação o evento não teria sido cancelado pelos organizadores e que ocorreria da maneira que foi planejado. Procurados, os organizadores da festa não responderam os questionamentos da reportagem.