Gustavo Henrique Medeiros
A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, estima que existem mais de 700 meios de hospedagem em atividade no município. De acordo com levantamento, apenas 150 possuem alvará de funcionamento e outros 50, com cadastro no Ministério do Turismo. Para reverter esses números um censo nos hotéis e pousadas será realizado envolvendo as secretarias municipais de Governo e Fazenda, Planejamento e Projetos, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Pesca, Segurança Pública e Serviços Públicos:
“Durante o mês de junho, uma equipe de funcionários visitará os meios de hospedagem para o cadastro. O formulário estará nos tablets e os funcionários farão perguntas de diversos aspectos dos estabelecimentos. O resultado do censo será uma importante ferramenta para o desenvolvimento de ações voltadas para o setor .”, explicou o Secretário de Turismo, Cesar Fernandes.
De acordo com a turismóloga da Secretaria de Turismo, Maria Lucia, este trabalho teve início em fevereiro desse ano, com a finalidade de promover um novo inventário do setor dos meios de hospedagem em Búzios:
“Hoje, segunda-feira, por exemplo, reunimos toda a equipe para um treinamento em meios de hospedagem em Tucuns. Cada um ficará responsável pelo cadastramento nas sete zonas identificadas e esperamos que os proprietários e colaboradores do setor nos recebam com toda atenção para que possamos desempenhar nosso trabalho com sucesso.”, pediu a turismóloga Maria Lucia.
Para o presidente da Associação Búzios Convention & Visitors Bureau ( BCVB ) e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares ( SindSol ), empresário Thomas Weber, este projeto é fundamental para saber a oferta existente na cidade e também, para direcionar os investimentos corretos, como a divulgação do destino, além de atrair mais os turistas e eventos para a cidade:
“Esse Censo vai permitir também, freqüentes pesquisas de mercado, para sabermos, de fato, que tipo de turista está freqüentando o nosso destino. É possível, que este Censo seja ampliado para outros prestadores de serviços, como bares e restaurantes, ou seja, para o comércio em geral.”, antecipou Weber