Pular para o conteúdo
Search

Prefeitura de Maricá segue mobilizada no acolhimento às vítimas das chuvas

Defesa Civil registra 170 ocorrências em diversos pontos da cidade e 51 moradores são alojados em escola municipal

A Prefeitura de Maricá segue mobilizada  para o atendimento e acolhimento das vítimas da forte chuva que atingiu a cidade na terça-feira (07). Até o momento, a Defesa Civil  registrou 170 ocorrências de alagamentos, resgates e quedas de barreiras e de árvores em diversos pontos da cidade.

O município atingiu um acumulado de 238 milímetros de chuva na estação Espraiado, ativando o estágio de Alerta Máximo dos parâmetros meteorológicos  às 18h20min. Os pluviômetros também registraram os maiores acumulados, nas últimas 24 horas, em Itapeba (115,58mm), Ponta Negra (88,28mm), Mumbuca (113,8mm), Itaipuaçu (75,18mm) e Barra de Maricá (46,2mm).  Nesta quarta-feira (08/02), o município está em Estágio de Atenção.

“Desde a madrugada, equipes da Prefeitura estão reunidas para avaliação e planejamento dos trabalhos para redução dos impactos causados pelas fortes chuvas que caíram em Maricá e todo o Rio de Janeiro. Seguimos com os trabalhos de conservação da cidade e acolhimento das pessoas”, declarou o prefeito Fabiano Horta.

A Prefeitura acolheu, ao todo, 51 moradores desalojados de diferentes bairros da cidade no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel (Rua Nossa Senhora do Amparo, 240, Centro). A escola  conta com apoio e assistência de profissionais das secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde, Habitação e Direitos Humanos.  Todas as 65 escolas da cidade funcionam como ponto de apoio, mas as escolas municipais Amanda Pena, em Ponta Negra (Rua Ermílio Ferreira da Silva, Bananal) e Professor Darcy Ribeiro, em Inoã (Rua Euclides Paulo da Silva, s/n, Bosque Fundo) são  referências nos respectivos bairros.

Equipes da Defesa Civil, Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), autarquia Serviços de Obras (Somar), Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública e de Trânsito e Engenharia Viária seguem nesta quarta-feira (08) atuando em diversas frentes para minimizar os impactos causados pela chuva em diversos pontos da cidade.

PREVISÃO DO TEMPO

Nesta quarta-feira (08), o céu ficará nublado e há possibilidade de chuva ou pancadas de chuva fraca a moderada no período da tarde e da noite. Os ventos terão intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima é de 22°C e a máxima de 28°C. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá permanece de prontidão 24 horas em caso de emergência pelos números 199, 2637-1999 e 97000-5782 (WhatsApp).

ATENDIMENTOS DE SAÚDE

Uma equipe composta por um médico e três enfermeiros está avaliando todas as pessoas que chegam à escola Joana Benedicta. Além disso, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está de prontidão no local, acolhendo as pessoas que necessitem de assistência imediata e de encaminhamento para emergência.

Em outra frente, moradores que chegam ao local e precisam de tratamentos específicos estão recebendo insumos e medicamentos, como remédios para controle da hipertensão, diabetes,  antibióticos e analgésicos. A equipe da Secretaria de Saúde também está levantando a demanda por fármacos controlados, que serão levados aos pacientes avaliados que necessitem desses medicamentos.

Até o momento, apenas uma pessoa foi removida pela ambulância do SAMU  para o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro. O caso foi de uma idosa de 79 anos, que apresentou quadro de desidratação e já recebeu toda a assistência necessária.

AULAS SUSPENSAS

A Secretaria de Educação suspendeu o início do ano letivo que seria nesta quarta-feira (8), para que todas as 65 escolas municipais funcionem como como pontos de apoio e abrigo para desalojados. A nova data de volta às aulas será remarcada e anunciada nos próximos dias.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.