Menu

Cidades

Prefeitura de Maricá oferece 1.375 vagas em cursos do Qualifica

Inscrições para programa de qualificação profissional iniciam nesta sexta-feira (12)
Foto-Marcos Fabricio
Foto-Marcos Fabricio

A Prefeitura abre nesta sexta-feira (12), às 9h, as inscrições para o Qualifica Maricá com 1.375 vagas em 16 cursos profissionalizantes. Deste quantitativo, 30% das oportunidades são exclusivas aos integrantes de programas sociais e para Pessoas com Deficiência (PCD). O cadastro é feito pelo site do programa até o dia 23/04, e o sorteio acontece no dia 24. A iniciativa é realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Trabalho.

São oportunidades para todos os níveis de escolaridade, a partir do ensino fundamental incompleto. Com duração total de três meses e carga horária que varia de 160 a 280 horas/aula, os cursos oferecidos trazem opções em áreas de atuação como setores da informática, construção civil, entre outras. Nesse ciclo foram incluídos novos cursos, como Assistente de Logística para quem deseja aprender sobre controle de operações do setor em empresas, projetista de móveis e softwares específicos (2D e 3D).

Todas aulas serão ministradas presencialmente, por instrutores qualificados e experientes, em um dos cinco polos do projeto (Centro, Condado, Inoã, Itaipuaçu e Ponta Negra), tendo início no dia 6 de maio.

Inscrições

As inscrições para o Qualifica Maricá serão feitas pelo portal do programa (www.qualificamarica.com.br) a partir das 9h de sexta-feira (12) e seguirá até o dia 23/4, às 23h59. Para se inscrever, é necessário possuir documento de identificação civil, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, compatível com o curso desejado. Os interessados deverão escolher a opção que se enquadre nas suas aspirações e interesses profissionais, fazer a inscrição online e aguardar o resultado do sorteio, no dia 24 de abril, para realizar a matrícula, no seu polo de escolha.

Qualifica Maricá

Desde o seu lançamento, em 2022, foram oferecidas 7.500 vagas, distribuídas em seis ciclos. Ao todo, 4.687 moradores se formaram no programa.

São 16 cursos profissionalizantes nas seguintes áreas: Assistente Administrativo; Assistente de Planejamento; Assistente de Logística; Assistente de Recursos Humanos; Camareira em Meios de Hospedagem; Desenhista de Produtos Gráficos Web; Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Formação Inicial em Gesseiro; Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança; Instalador Hidráulico Residencial; Mecânico de Motocicletas, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Pedreiro de Alvenaria; Projetista de Móveis; Informática Básica; e Programação de Sistemas.

Cronograma

Período de inscrição: de 12 de abril, às 9h a 23 de abril, às 23h59;

Sorteio e divulgação do resultado: 24 de abril;

Período de matrícula dos sorteados: 25 de abril e 26 de abril;

Verificação de disponibilidade de vagas: 29 de abril;

Período de matrícula para aproveitamento de vagas: 29 de abril a 3 de maio;

Início das aulas: 6 de maio.

Endereços dos polos do Qualifica Maricá

Centro – Rua Barão de Inoã, nº 500

Condado – Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, Km 31

Inoã – Rua dos Mamoeiros, Lote 12 – Quadra 02

Itaipuaçu – Avenida Carlos Mariguella, nº 160

Ponta Negra – Avenida Antônio Carlos Jobim, nº 225

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Evento do Informa destaca construção da reputação com apoio de pesquisas e escuta popular

Alexandre Martins reúne vereadores e representantes sindicais para avançar na aprovação do PCCR

APAE Búzios sob intervenção da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do RJ

Dia das comunidades tradicionais de Búzios é celebrado com evento na Praça Santos Dumont