Search
Degradê com CSS

Prefeitura de Maricá lança Censo da Cidadania como parte das comemorações dos 208 anos da cidade

lançamento foi na terça-feira (17). Foto: Clarildo Menezes
lançamento foi na terça-feira (17). Foto: Clarildo Menezes

Pesquisadores do Instituto Darcy Ribeiro visitarão todas as residências e estabelecimentos comerciais até dezembro

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), lançou nesta terça-feira (17) o Censo da Cidadania, maior projeto de pesquisa já idealizado para o município. Até dezembro, os agentes de pesquisa do IDR visitarão todos os domicílios e estabelecimentos comerciais de Maricá para conhecer detalhadamente seus ocupantes, por meio de questionários abordando os aspectos demográfico, econômico, educacional e de mobilidade urbana, entre outros.

Na solenidade de lançamento do Censo, integrantes da administração destacaram o valor da base de dados que será gerada pelo trabalho dos pesquisadores, fazendo com que Maricá avance ainda mais com as políticas públicas que hoje já são exemplos para o país.

“O Censo da Cidadania vai permitir o agrupamento de todas as informações sobre a população de Maricá, como numa grande central de inteligência. Todas as secretarias serão beneficiadas, pois poderão analisar diferentes características da população, de forma a garantir a melhor execução de seus serviços e programas. E é diferente do levantamento feito pelo IBGE, que é estritamente demográfico”, explica Romário Galvão, presidente do IDR.

Representando o prefeito Fabiano Horta, o subsecretário de Governo de Maricá, Alexandre Costa, destacou que o censo é um passo muito importante para a cidade em tempos de negacionismo, quando se tornou tão difícil trabalhar com pesquisa no país. A secretária de Educação, Adriana Costa, estendeu o raciocínio do colega, ao lembrar que o Brasil está sem um censo federal oficial.

Já o subsecretário de Receita, Celso Augusto Barbeiro, lembrou que atualmente é difícil até planejar a arrecadação de Maricá com tributos, devido à falta de dados econométricos confiáveis. “E sem esses dados, não podemos pensar corretamente o futuro da cidade, após a era dos royalties do petróleo”, afirmou ele.

Etapas do censo na cidade

O Censo da Cidadania conta com três fases: de mapeamento, econômica e domiciliar. A primeira, já em fase de conclusão, é a etapa em que os pesquisadores percorrem o território municipal, localizando e identificando todos os imóveis. Esse levantamento servirá de base para as demais etapas do projeto.

Na próxima semana, com previsão de término em julho, terá início a fase econômica, em que os pesquisadores entrevistarão os ocupantes de todos os imóveis onde há atividade econômica: empresas, lojas, indústrias, salas comerciais e de serviços e até mesmo domicílios onde haja comercialização de produtos e serviços. 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Jorge Aragão e Alcione são atrações confirmadas no Festival Sesc de Inverno em Búzios

Interdições no trânsito marcam preparativos para o Festival do Camarão na Praia do Siqueira

Internações por síndrome respiratória seguem acima do esperado no RJ, com baixa cobertura vacinal contra gripe

Búzios recebe novas bombas hidráulicas para reforçar drenagem e prevenir alagamentos em Manguinhos e Cem Braças

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!