Órgão explica que mensagens espalhadas por aplicativos são golpe. Conteúdo apresenta suposto empréstimo para atender MEIs
A Prefeitura de Maricá emitiu um comunicado, nesta quinta-feira (8), para alertar que são falsas as comunicações que circulam nos de aplicativos de mensagens sobre um suposto empréstimo para microempreendedores (Mei) usando a moeda social Mumbuca.
O órgão descreveu as mensagens como um golpe e explicou que o suposto empréstimo não faz parte de nenhuma ação do Banco Mumbuca para atender esses trabalhadores.
O governo municipal orientou as pessoas que receberem mensagens deste tipo a não compartilharem, distribuir ou dar qualquer crédito, pois trata-se de uma ação para captura de dados pessoais por criminosos.
mumbuca
Em Maricá, a ‘Mumbuca’, moeda social cujo nome homenageia o rio que corta vários bairros da cidade, é bastante aceita. A moeda foi criada em 2013, no governo de Washington Quaquá e foi continuada pelo atual prefeito Fabiano Horta.
Ela inicialmente surgiu para o pagamento de um benefício de renda mínima pela prefeitura de Maricá. Porém, na pandemia o projeto se expandiu, e o auxílio para 23 mil desses moradores foi ampliado para 1.045 mumbucas (equivalentes a um salário mínimo), o que ajudou a socorrer quem ficou sem trabalhar na crise e foi uma medida econômica importante.
Outros estados do Brasil também já utilizam projetos como estes, como é o caso da Palma, a primeira moeda social criada no país. A moeda foi criada pela própria comunidade do Conjunto Palmeiras, localizado no sul de Fortaleza, Ceará, em 1998.