A Procuradoria-Geral do Município de Macaé registrou uma ocorrência na Polícia Civil, após um seguidor da página do governo municipal no Instagram fazer um comentário de teor racista contra o ator Diogo Drosa, que vai interpretar Jesus, na encenação da Paixão de Cristo, que começa a ser montada nesta quinta-feira (6), na Praia de Imbetiba.
Em postagem feita nesta segunda (3), o seguidor disse que não iria assistir ao espetáculo com “Jesus negro”. O comentário foi apagado da publicação e a Prefeitura de Macaé informou que vai acompanhar as investigações para que o caso seja levado à Justiça.
O governo macaense publicou um vídeo com a declaração do secretário de Cultura, Leandro Mussi, e da secretária de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Dias, sobre o caso.
“A diversidade cultural e pluralidade de etnias sempre serão defendidas pelo governo, que tem como premissa o respeito ao cidadão macaense. É por isso, que registramos aqui a nossa defesa à integridade pessoal e profissional do ator Diogo Drosa”, disse Mussi, complementado em seguida, pela secretária Zoraia.
“Garantir a diversidade e a pluralidade é dever de uma cidade antirracista. Macaé é uma cidade antirracista. Racismo, aqui não”, emendou.
A vereadora Iza Vicente, da Rede Sustentabilidade, postou um vídeo nas redes oficiais, demonstrando toda a sua indignação com o episódio. Única parlamentar negra no Legislativo macaense, Iza cobrou a apuração do caso e atribuiu ignorância histórica ao agressor.
“Atacaram Diogo, desmerecendo, por ele ser negro, o que é absurdo também porque, sabe-se, pela região que Cristo nasceu, que ele está muito mais perto de ter tido uma pele escura do que sido branco de olhos azuis”, disse durante a sessão na Câmara desta terça-feira (4).
Outros vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Cesinha (Solidariedade), também repudiaram o episódio. Como desagravo, os vereadores assinarão uma moção de aplausos ao elenco.
A reportagem da Prensa entrou em contato com a Polícia Civil para saber se o autor do comentário ofensivo já foi identificado e se há inquérito aberto e aguarda uma resposta.