A Prefeitura de Macaé está realizando uma força-tarefa nos cemitérios públicos municipais em preparação para o Dia de Finados, no próximo sábado (2 de novembro). A ação envolve as secretarias de Cemitérios Públicos, Serviços Públicos e Saúde, com atividades de limpeza, pintura e combate a vetores. O objetivo é garantir que os espaços estejam prontos para receber as famílias que visitarão seus entes queridos, oferecendo um ambiente seguro e acolhedor.
Força-tarefa de limpeza e combate a vetores
Entre as principais ações estão a intensificação do combate a vetores, como mosquitos transmissores de doenças, conduzida pela Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental e Saúde (Cevas). Na quarta-feira (30), foi realizado um mutirão em todos os cemitérios da cidade, com o objetivo de eliminar possíveis focos de proliferação de mosquitos e outros insetos.
“Nossa equipe de Agentes de Endemias trabalha rotineiramente nos cemitérios ao longo do ano, mas intensificamos as ações neste período devido ao grande fluxo de visitantes no Dia de Finados. A população também tem um papel importante, evitando deixar recipientes que acumulem água, como vasos e porta-velas, que podem se tornar criadouros de mosquitos”, ressaltou Luan Campos, gerente do Cevas.
Cemitérios envolvidos na operação
Além do Memorial da Igualdade, no bairro Virgem Santa, a força-tarefa da prefeitura abrange os cemitérios dos bairros São José do Barreto e Imbetiba (São João Batista, Rosário e Santíssimo), além dos cemitérios da Região Serrana de Macaé, como Trapiche, Córrego do Ouro e Frade. Os cemitérios estarão abertos das 8h às 17h, com exceção do Memorial da Igualdade, que terá plantão noturno.
Missas e celebrações no Memorial da Igualdade
No Memorial da Igualdade, serão realizadas duas missas em homenagem ao Dia de Finados. A primeira, às 9h, será celebrada pelo Padre Gustavo Cinne, e a segunda, às 11h, pelo Padre Gleison Lima, Vigário Episcopal do Vicariato Litoral da Diocese de Nova Friburgo. Durante as celebrações, cadeiras e água serão disponibilizadas ao público.
“Dois de novembro é uma data marcada pela gratidão e pela saudade, mas não pela tristeza. Para os cristãos, é um momento de celebrar a vida eterna e rezar por aqueles que já partiram”, destacou Padre Gleison.
Atendimento humanizado e orientações para visitantes
Aline Gonçalves, secretária adjunta de Cemitérios Públicos, reforça o compromisso da gestão em oferecer um atendimento humanizado. “Queremos acolher as famílias de forma respeitosa e eficiente. Recomendamos que as pessoas tenham em mãos o nome completo do falecido e a data do sepultamento para facilitar a localização das gavetas nas planilhas”, explicou Aline.