Estudo da UFRJ de Macaé demonstra que sem restrições o município poderia ter 85% de sua população infectada pela Covid-19
A Prefeitura de Macaé informou neste domingo (3), que o servidor público do município, Ennes da Silva Dias Neto, foi exonerado, através da portaria número 316/2020, por participar de festa e descumprir decretos municipais que dispõem sobre a adoção de medidas preventivas para a contenção do coronavírus.
O município de Macaé foi o primeiro a implantar medidas rígidas de combate ao Covid-19 e ainda assim já são 14 mortes e 164 casos confirmados da doença.
Estudo mostra que relaxamento nas medidas de restrições pode elevar taxa de contaminação no município à 85%
O Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 – UFRJ-Macaé divulgou nesta semana que em um cenário de relaxamento total das medidas de restrições e distanciamento social, a cidade de Macaé poderia chegar a taxa de 85% de sua população infectada (218.663 pessoas) e cerca de 1.315 mortos e 7.114 hospitalizados em função do novo coronavírus.
O estudo em Macaé ainda aponta que em contrapartida, garantindo uma restrição intensa e precoce, a cidade teria 5% de sua população infectada (13.835 habitantes), com 53 mortes. A Nota Informativa da UFRJ, parte dos resultados obtidos para o Brasil pelo Imperial College de Londres.
“O isolamento não vai impedir que futuramente a pessoa venha a ser infectada, mas sem duvida contribui para que todos não fiquem doentes ao mesmo tempo e sobrecarregue o sistema e consequentemente ocorram muitas mortes que poderiam ser evitadas”, atestam os professores que conduziram o estudo.
Enquanto isso em Búzios
Secretário de Meio Ambiente de Búzios descumpre decreto e curte dia de praia
Enquanto isso em Búzios neste mesmo domingo o recém nomeado secretário de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Duda Tedesco, postou em sua conta no instagran um vídeo curtindo um dia de praia e passeios de jet ski, descumprindo o decreto municipal que impede o acesso às praias.
Búzios é uma das cidades que mais flexibilizou o comércio e que já ensaia diálogos para abertura das praias. Sobre o dia de praia do secretário a Prefeitura de Búzios ainda não emitiu nem um comunicado sobre o caso.
.