Para disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental II (6° ao 9º ano), a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae lançaram, nesta segunda-feira (25), o Programa Educação Empreendedora. O evento foi realizado na Câmara Municipal, com a presença de diretores desse segmento. O encontro contou com a palestra “A Jornada da Educação Empreendedora e a importância do Gestor Escolar”, ministrada pelo gerente de Educação do Sebrae, Antônio Carlos Kronemberger.
A Secretária de Educação, Leandra Lopes, destacou que o empreendedorismo faz parte da Base Nacional Curricular (BNCC). “A parceria com o Sebrae irá possibilitar o avanço do tema na educação básica. O tema é fundamental para aprimorarmos a educação do município”, acrescentou a Secretária.
De acordo com a gestora regional de Educação Empreendedora do Sebrae, Patrícia Buchaul, o programa incentiva comportamentos empreendedores, disseminando a cultura entre os participantes ao incentivar discussões mais amplas e acessíveis. “O papel do professor ou gestor escolar é muito importante para ajudar seu aluno no mundo do empreendedorismo”, frisou.
O programa irá desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida dos alunos, além de colaborar para a evolução e protagonismo dos estudantes. Outra proposta é oferecer o aperfeiçoamento e valorização de professores e gestores, fornecendo informações sobre a importância do empreendedorismo, por meio de cursos online e presenciais gratuitos, vídeos, webséries, cartilhas e e-books.
O coordenador Regional do Sebrae, Guilherme Reche, falou sobre a importância da parceria. “ A parceria com a Prefeitura de Macaé está cada vez mais sólida. A ideia é implementar o programa nos nove municípios da Região Norte Fluminense, pois o Sebrae entende que o empreendedorismo se constrói desde a base. Assim, vamos construir boas relações e políticas públicas eficientes”, pontuou.