Após movimento da comunidade acadêmica, a Prefeitura de Macaé ressalta a importância das universidades. Reitorias e o prefeito terão novo encontro
Em reposta ao movimento da comunidade acadêmica, a Prefeitura de Macaé publicou um comunicado, nesta segunda-feira (11), em que reafirma o compromisso do município com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ressalta a importância do papel das instituições para a cidade.
Por meio de nota, o Governo Municipal destacou que houve grande investimento para a Cidade Universitária, somando mais de R$ 15 milhões.
O comunicado foi dado em resposta ao movimento dos estudantes e acadêmicos em defesa dos espaços de funcionamento das universidades no prédio da antiga Funemac, local que a Prefeitura requisitou para abrigar a nova Secretaria de Educação. A medida exigiria a retirada do prédio dos materiais dos cursos universitários e laboratórios.
As reitorias da UFF e UFRJ publicaram uma nota conjunta em que explicam que, na última quarta-feira (6), a direção das IFES se reuniram com o prefeito e se posicionaram sobre a necessidade de manutenção desses espaços para a continuidade de suas atividades acadêmicas, mas, segundo a nota, não foi possível reverter o quadro. Uma nova reunião com as reitorias e o prefeito acontecerá nesta sexta-feira (15).
De acordo com a Prefeitura, será instituído um grupo de trabalho para pensar a gestão dos espaços com objetivo de beneficiar o sistema educacional presente na Cidade Universitária, que engloba a Secretaria de Educação, as universidades federais UFF e UFRJ, a Faculdade Municipal de Macaé (Femass) e as outras instituições presentes no campus com o objetivo de forma que possam continuar atuando em prol do investimento na ciência, tecnologia e desenvolvimento.
“O objetivo do prefeito Welberth Rezende é chegar a um consenso envolvendo os representantes das instituições federais e fortalecer a atuação do município na disseminação do conhecimento, pesquisa, extensão, educação e cultura em Macaé”, afirma o comunicado.
windows 10 education kaufen