Search
Degradê com CSS

Prefeitura de Macaé delibera novos decretos de restrição

Imagem: Cidade de Macaé/Reprodução
Imagem: Cidade de Macaé/Reprodução

Decretos proíbem caminhadas, carreatas ou comícios com aglomeração. População questiona o grande movimento de pessoas em bares e restaurantes

O município de Macaé conta com um novo decreto de medidas preventivas, com relação à proliferação do Covid-19. A prefeitura publicou, nesta sexta-feira (23), o decreto 185/2020, que proíbe a realização de caminhadas, carreatas, comícios ou quaisquer outros tipos de reuniões políticas e eleitorais, que aglomerem mais de 20 pessoas.

Segundo a prefeitura, a iniciativa se deu após considerar o aumento significativo no número de casos confirmados e de internações por contágio do novo coronavírus na cidade.

Outra medida publicada pelo órgão foi o decreto 184/2020, assinado também nesta sexta-feira (23), que prorroga por mais sete dias, a partir desta segunda-feira (26), a suspensão das aulas na rede municipal de ensino pública e privada, incluindo as instituições de ensino superior.

Permanece autorizado o funcionamento, de 10h às 16h, das atividades administrativas e pedagógicas, nas instituições de ensino públicas e privadas, que não causem aglomeração. O retorno das aulas presenciais nessas instituições continua vedado.

As atividades laborais também permanecem suspensas, por mais sete dias, nos âmbitos público e privado. A prorrogação de prazo se estende aos servidores públicos municipais idosos com 60 anos ou mais, gestantes e portadores de doenças oncológicas e/ou autoimunes.

O descumprimento das normas estabelecidas nestes decretos pode acarretar a cassação do alvará de funcionamento pela Secretaria Municipal de Fazenda, além das penalidades previstas nos artigos 268 e 330 do Código Penal Brasileiro.

Mesmo com o aumento recente de casos de Covid-19, a prefeitura mantém Macaé em bandeira verde de contaminação, considerada como baixo risco de contágio.

População cobra respostas

A população do município manifestou insatisfação com pontos de aglomeração que podem ser notados em diferentes bairros. Em posts na plataforma do Twitter, moradores publicaram fotos e comentários relatando passeatas e questionaram o grande movimento de pessoas em bares e restaurantes.

Em resposta, o prefeito, Dr. Aluízio publicou fotos de um bar cheio de pessoas e deixou o posicionamento. “O HPM voltou a ficar cheio de pacientes graves com Covid. Depois de tantas mortes e sofrimento parece que não aprendemos nada. Não é por omissão da prefeitura que as pessoas adoecerão”.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!