Pular para o conteúdo
Search

Prefeitura de Macaé anuncia asfaltamento da Estrada do Sana

O prefeito também entregou a ordem de serviço para a obra

O prefeito Welberth Rezende apresentou na noite desta quarta-feira (27) para os moradores do Sana, o projeto de pavimentação e drenagem da estrada do distrito, no trecho do Portal do Sana até a Cabeceira, com recuperação da pavimentação interna do Arraial. O prefeito também entregou a ordem de serviço para a obra.

“Temos 70 obras na cidade e essa é a maior, no valor de R$ 120 milhões. Mas não é pelo valor financeiro, é pela importância da estrada para a vida das pessoas, uma obra estruturante. Também na região serrana, estamos fazendo a obra de drenagem de R$ 18 milhões no Frade e dei a ordem de serviço para a revitalização da obra do Frade”, salientou, destacando que a obra está totalmente licenciada.

O prefeito lembrou que a maior parte do escoamento da produção agrícola é realizado pela estrada. “A obra vai ampliar o poder de crescimento do Sana. Por meio da interligação, diversas atividades econômicas serão incentivadas, como o turismo, com maior desenvolvimento econômico para o município, representando um grande avanço na infraestrutura viária”, citou.

Segundo Welberth, o asfaltamento da Estrada do Sana inclui os trechos do Portal do Sana ao Arraial do Sana em uma extensão de 6,59 quilômetros; do Arraial do Sana à Cabeceira do Sana em uma extensão de 6,36 quilômetros; no trecho do Arraial de 1,39 quilômetro será feita a recuperação da pavimentação existente em paralelepípedo. A empresa vencedora da licitação inicia os trabalhos em 15 dias incluindo fornecimento de material, mão de obra e equipamentos.

O vereador Tico Jardim classificou que a obra vai trazer mais segurança para o distrito. “Estamos muito felizes por este momento histórico”, enalteceu Tico. O vereador George Jardim analisou que o transporte escolar e pessoas em tratamento de saúde serão diretamente beneficiados com o asfaltamento. “Obra licitada, um sonho de todos que moram aqui”, constatou.

Para o presidente da Câmara, Cesinha, o desenvolvimento do interior deve ser considerado da mesma forma que o desenvolvimento da sede de Macaé. “Os distritos ajudam a alavancar a economia e a obra vai melhorar a qualidade de vida dos moradores”, indicou.

O presidente da Associação de Moradores, Paulo César, enalteceu a importância da obra chegar até a Cabeceira. “Vamos avançar em educação e segurança”, relatou.

Moradores comemoram obra

As moradoras do Sana há mais de 60 anos, Lea Carvalho, Izabel Pereira e Iris Proença comemoraram a obra iminente. “Nota dez, esperamos há muito tempo esse asfaltamento”, disse Lea, acrescentando que será importante para quem está doente e precisa se locomover até a sede da cidade.

“Os buracos vão acabar, é um sonho que será realizado”, frisou Izabel. Os benefícios para o comércio foram enumerados por Iris Proença. “Queremos muito e precisamos”, expressou Iris.

Nascido e criado no Sana, Alcimar Monteiro da Silva assinalou que toda a rede de serviços do turismo será beneficiada com o asfaltamento. “Há milhões de anos esperamos essa obra. Parabéns para o prefeito e equipe, vai valorizar muito a nossa terra”, sustentou.

O vice-prefeito Célio Chapeta, o vereador Reginaldo do Hospital, além do presidente da Câmara, vereador Cesinha, vereadores Tico Jardim, George Jardim, Paulo Paes, secretários, lideranças comunitárias, o ex-prefeito Riverton Mussi participaram do encontro no Sana.

O prazo para execução do serviço é de 24 meses. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, o projeto visa à execução de pontilhões em concreto pré-moldado em dois riachos que cortam a estrada. A primeira ponte com extensão de 12,50 metros e largura de 7,20 metros, e a segunda ponte com extensão de 8 metros e largura de 7,20 metros. Os pontilhões serão executados sobre as antigas pontes, aproveitando a infraestrutura existente como “alas”, visando à segurança dos usuários.

Para isso, será realizada a movimentação de terra, drenagem, revestimento asfáltico betuminoso, implantação de pontilhões em estrutura metálica e estrutura em concreto armado para sustentação de alargamentos da estrada, com fundações em estacas raiz de 500 milímetros – detalhou Borges.

O tipo de revestimento utilizado será concreto betuminoso usinado à quente com polímero, com dez centímetros de espessura em duas camadas. No trecho do Arraial do Sana com 1,39 quilômetro de extensão será feito o arrancamento e reassentamento do paralelo. “Todo o projeto de implantação e drenagem foi executado conforme a topografia, inclusive a movimentação de terra necessária para nivelamento da área a ser trabalhada”, garantiu o secretário.

Drenagem terá escavação mecânica e concreto armado

De acordo com o secretário de Obras, Felipe Bastos, a drenagem da obra tem por objetivo canalizar o fluxo da água pluvial ao longo da pista e nas travessias evitando danos à obra e acidentes. A drenagem ocorrerá a partir da escavação mecânica para colocação de tubulações de concreto armado de 400 até 1.750 milímetros de diâmetro e canal pré-fabricado em U.

Bastos explicou que para a implantação da nova plataforma da Estrada do Sana, será feita a conformação da estrada com aterro e cortes conforme o projeto de implantação e nas áreas próximas às margens para execução dos pontilhões.

Em relação à terraplanagem, nas áreas de risco de deslizamento de terra será feito, segundo o secretário de Obras, o acerto dos taludes, plantio de grama, cortina para estabilização do terreno e valetas de proteção para captação e redirecionamento de águas proveniente de chuvas, prevenindo futuros deslizamentos de terra, erosão da estrada e preservação.

A etapa de pavimentação será iniciada com limpeza de terreno, seguida de aterro ou corte de até um metro de altura/profundidade. Já a solução técnica para alargamento da pista tem por objetivo minimizar a agressão do meio ambiente – esmiuçou, complementando que a estrutura é composta de duas estacas raiz com diâmetro de 500 milímetros por bloco de coroamento. Os pontilhões serão executados tendo suas vigas apoiadas em blocos novos mais afastados, após a infraestrutura existente, sem obstruir ou afetar o leito do rio existente.

Felipe Bastos alertou que um fator limitante para a execução da obra é a chuva, que “é um elemento primordial a ser considerado na execução da drenagem e da pavimentação asfáltica”.

Obra segue critérios e práticas de sustentabilidade

O memorial descritivo do projeto de pavimentação e drenagem destaca que os serviços deverão ser executados em conformidade com as orientações e normas voltadas para a sustentabilidade ambiental, em especial as contidas no artigo 69 da Instrução Normativa/SLTI/MPOG n9 1, de 19 de janeiro de 2010 e no Decreto Federal n9 7.746/2012.

Deverão ser observadas, também, durante a execução dos serviços, as orientações dos programas do Governo do Rio de Janeiro, bem como da prefeitura, voltados para as práticas sustentáveis.

São exigidos: economia de energia; economia em materiais como copos e talheres plásticos descartáveis; economia de água; reciclagem de lixo; descarte correto para produtos perigosos ao meio ambiente como pilhas, lâmpadas fluorescentes, equipamentos eletrônicos, entre outros.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.