Nesta quinta-feira (31), a Prefeitura de Cabo Frio promove a primeira audiência pública sobre a atualização do Plano Diretor. O encontro será às 9h30, no Cinemaxx do Shopping UnaPark, em Tamoios. A atividade complementa as ações de discussão sobre o documento.
Para enviar as sugestões para composição do documento o prazo encerra nesta terça-feira (29). Pode ser preenchido um questionário digital, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Cabo Frio (www.cabofrio.rj.gov.br), ou por meio de um videoselfie de no máximo 30 segundos, no qual o morador diz seu nome e o que ele espera que mude no bairro dele e na cidade como um todo. O videoselfie pode ser enviado para o número (22) 98161-2964. O número é somente whatsapp e para uso exclusivo de assuntos relacionados ao Plano Diretor.
Já na próxima quinta-feira (07), começa a segunda fase das leituras comunitárias em que serão discutidas com a população de que forma executar as propostas formuladas na primeira etapa dos debates, a “Cidade que temos”, para a criar a “Cidade que queremos”, slogan da campanha do Plano Diretor. Na tarde desta sexta, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento apresentou o resultado da primeira etapa de debates para o secretariado municipal como uma prévia do que será a audiência pública.
“Esta é uma fase importante porque mostramos como aconteceu a participação popular, e o perfil do cidadão, que participou das ações, e que indicou, por meio dos questionários e outras ferramentas, a cidade que temos e a que queremos”, explicou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Felipe Araújo.
Os debates sobre a elaboração do novo plano iniciaram em setembro com reuniões de mobilização para explicar o que é o plano e para que ele serve. Os encontros foram realizados com o Poder Executivo e Legislativo, com a imprensa, na área urbana e rural de Tamoios e na sede da OAB de Cabo Frio.
Após essa etapa, foram realizadas as leituras comunitárias, que começaram na primeira semana de outubro. Nesta fase, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade ordenou os debates em cinco grandes regiões: Tamoios, com dois encontros, inclusive na área rural; Peró (Gamboa, Ogiva, Jacaré até o condomínio Caravelas do Peró); Jardim Esperança; São Cristóvão; e Centro. Ainda em outubro também foram realizadas as oficinas temáticas nas principais praças do município.