A Prefeitura de Cabo Frio segue na linha de exonerações buscando o equilíbrio dos cofres públicos. Desta vez, a mudança chegou ao primeiro escalão. O Diário Oficial desta segunda-feira (17) trouxe a confirmação de que o secretário de turismo, Paulo Cotias, deixou a pasta. Milton Alencar Junior, que chefiava a pasta da Cultura e o procurador-geral do município, Bruno Aragutti Mônica, também foram exonerados.
A prefeitura ainda não anunciou quem serão os sucessores das pastas da cultura e turismo. Renata Souto Perdigão Granha assume o cargo procuradora-geral. Na quarta-feira (12), o prefeito Adriano Moreno (DEM) anunciou a exoneração de 1.240 funcionários comissionados, com o objetivo de equilibrar o orçamento.
O município passa por uma crise financeira que se agravou com a queda acentuada dos repasses nos royalties do petróleo, e a queda na entrada de recursos durante o período da pandemia do Covid-19.
Paulo Cotias, ex-secretário do turismo, explicou à Prensa sobre o processo de exoneração. “Na quinta passada fui informado pelo Secretário de Governo de que eles planejavam novas composições e de que com as mudanças eu não estaria mais a frente da pasta. Sendo assim entendi ser natural me retirar do cenário. São tempos estranhos, tumultuados e para completar já vamos entrar em um novo ciclo eleitoral. Creio que os que fazem isso nesse contexto tem suas justificativas e a eles cabem esse posicionamento. A mim, só lamentar profundamente pelos que trabalham e que se vêem numa situação de tamanha instabilidade”.
A prefeitura de Cabo Frio informou, em nota, que nesse novo modelo, uma mesma pessoa acumulará mais de uma secretaria. Em razão disto, não haverá interferência na retomada das atividades econômicas, e nos trâmites da Lei Aldir Blanc, uma vez que um novo nome para a pasta será anunciado.
As informações do município estão disponíveis no portal da transparência de Cabo Frio, e pode ser acessado através do link.