Pular para o conteúdo
Search

Prefeitura de Cabo Frio confirma morte de criança por meningite bacteriana

Resultado do exame saiu nesta quinta-feira (1º)
A Secretaria de Saúde está orientando a direção da unidade escolar quanto aos procedimentos que devem ser adotados. I Foto Reprodução Internet

A Prefeitura de Cabo Frio divulgou no início da noite desta quinta-feira (1º) que a causa da morte do menino, de 4 anos, na segunda-feira (29), na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Parque Burle, foi por meningite bacteriana. O diagnóstico foi confirmado por meio de exames.

A criança morava na Praia do Siqueira e estudava no Centro Educacional Infantil Vovó Cinha, que suspendeu as aulas na terça-feira (30), quando tomou conhecimento da morte por precaução, mas reabriu a unidade na quarta-feira (31). Uma reunião foi realizada na manhã de ontem entre representantes das secretarias de Saúde e Educação, funcionários e pais de alunos, mesmo sem o resultado do exame.

Segundo a Secretaria de Educação, diante do cenário apresentado na unidade, e a ausência de alunos com sinais e sintomas compatíveis, não é necessária desinfecção.

A meningite bacteriana é uma síndrome grave que consiste na inflamação das meninges, as membranas que envolvem o encéfalo – cérebro, bulbo, cerebelo e a medula espinhal.  A vacinação é uma das formas de se proteger da doença.

Nota oficial

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, informa que o RT-PCR do menor de idade que foi a óbito no último dia (29), na UPA Parque Burle, apresentou resultado conclusivo para meningite bacteriana. 

Mediante o resultado, a Vigilância Epidemiológica segue monitorando os contactantes do menor. Segundo a versão atualizada do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde informa que não há indicação de quimioprofilaxia (aplicação de medicamentos de forma preventiva) de forma indiscriminada para os contactantes. 

De acordo com a Coordenação Estadual das Meningites, é prevista a medicação apenas para crianças com esquema vacinal incompleto contra meningite que morem na mesma residência, caso existam. 

Na Escola Municipal Infantil Vovó Cinha, a gestão reforça que a aplicação preventiva de medicamento só é prevista em caso de sinais ou sintomas que configurem novo caso suspeito. Até o momento, a gestão reitera que não houve registro de qualquer pessoa que tenha tido contato com o menor que apresente sintomas.

O resultado foi apresentado ao município na tarde desta quinta-feira (1º), desde então as secretarias de Saúde e Educação seguem monitorando e acompanhando a família, colaboradores, corpo docente e alunos da Escola Infantil.

Campanha de Multivacinação

Em Cabo Frio, está ocorrendo a Campanha de Multivacinação, que vai até o dia 9 de setembro, e reforça a necessidade de prevenção contra doenças no público infanto-juvenil.  A ação oferece cerca de vinte imunizantes, para prevenção de inúmeras doenças, entre elas a meningite.

A imunização é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos, e está disponível nos postos de saúde de Cabo Frio, das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira. A Casa da Criança, no Jardim Esperança, e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, estão abertos para a vacinação das 8h às 16h. As unidades do Itajuru e do Guarani participam da campanha aplicando apenas vacina contra a covid-19. Para a vacinação dos menores, será necessária a apresentação de documento de identificação, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacinação.

 
Sobre a morte da criança

Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente, que morava na Praia do Siqueira, deu entrada no domingo (28), por volta das 19h. Para segurança do dele, e dos demais, e pelos sinais apresentados, o menino foi direcionado para o fluxo de isolamento, transferido, internado e avaliado por um neurocirurgião do Hospital Estadual Roberto Chabo (HERC), em Araruama, onde foi descartada a abordagem cirúrgica.

Após a avaliação o paciente foi liberado para acompanhamento ambulatorial, retornando a UPA do Parque Burle, onde morreu na segunda-feira (29). Devido aos sintomas apresentados na entrada, foi realizada uma punção no paciente e o material foi enviado para investigação em laboratório e divulgado nesta quinta-feira como positivo para a doença.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.