Aguardada há meses pelos comerciantes, a reforma da Rua das Pedras vira polêmica no Centro de Búzios. Após abrir o edital de licitação para a realização das obras, no valor de R$ 765 mil, a prefeitura de Búzios anuncia o início dos trabalhos para o dia 15 de setembro, com entrega prevista para a segunda quinzena de janeiro, pegando a temporada de verão, desagradando empresários que possuem lojas no local.
De acordo com o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Búzios, Rodrigo Sobral, um ofício foi encaminhado nesta segunda-feira (24) ao secretário de Obras Paulo Abranches, solicitando uma reunião para esclarecimentos sobre o projeto e uma possível mudança de data. Rodrigo destaca a grande preocupação dos comerciantes com o fato da reforma estar programada justamente para a época em que se inicia a retomada econômica da cidade, e ainda com término previsto para depois do ano novo, em plena temporada de verão.
– Realmente não dá para entender. Passamos cinco meses parados, fechados, com a rua vazia. Agora que estamos retomando o comércio e os turistas começam a frequentar a cidade novamente, a prefeitura anuncia uma obra dessas. Essa reforma na rua das Pedras é inviável para este período anunciado. Há três anos a gente vem lutando para que a prefeitura realizasse esta obra, mas definitivamente este não é o momento certo para isso. Vão esburacar a rua toda a dois meses do verão? E o término da obra será no meio de janeiro, em plena temporada? Não dá para entender esta proposta da prefeitura. Ainda mais depois do exemplo que tivemos na avenida José Bento, que ficou quatro anos em obras num trecho de 300 metros – desabafa Rodrigo.
Projeto de reforma da Rua das Pedras ainda é surpresa
A ACEB também destaca desconhecer o projeto de reforma da rua. Rodrigo conta que há cerca de três meses os comerciantes tiveram acesso a um esboço de projeto que estava sendo desenvolvido pela prefeitura, mas até o momento ninguém sabe ao certo quais são as benfeitorias envolvidas na obra.
Segundo o secretário de Turismo, Armando Ehrenfreund, a reforma na rua das Pedras é para compactar o calçamento de pedras que hoje se encontra muito irregular devido às várias intervenções para instalação de canos de água e esgoto ao longo dos anos. Da mesma forma, a obra prevê a melhora das calçadas e do mobiliário urbano, com a instalação de bancos e paisagismo. O secretário não soube informar se a obra também prevê a instalação de canos subterrâneos para a passagem dos cabos de energia, que deixariam de ser aéreos, uma antiga reivindicação de moradores e comerciantes.
Armando explica que está mediando o contato dos comerciantes com o prefeito André Granado e o secretário de Obras, Paulo Abranches, para que seja discutido o melhor período para início das obras.
– Vamos resolver tudo em conjunto, com calma. Ninguém vai forçar uma situação que as pessoas não querem. Vamos conversar – diz o secretário.