A área está sendo monitorada. A baleia foi trazida pelas correntes marinhas e chegou à praia já em processo de decomposição
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, sinalizou o local onde uma baleia Jubarte encalhou no dia 31 de outubro. A sinalização tem como objetivo orientar e alertar banhistas sobre o encalhe ocorrido. A área está cercada foi e sinalizada com uma placa.
De acordo com a prefeitura, a baleia foi trazida pelas correntes marinhas e chegou à praia de Geribá já em processo de decomposição. Por este motivo, o animal não pode ser removido, sendo então, enterrado no local. A Jubarte media 11 metros de comprimento e pesava entre 25 a 30 toneladas.
Ainda segundo a Prefeitura de Búzios, a área está sendo monitorada e o órgão vem solicitando os banhistas a manterem distância. Este ano, onze baleias mortas apareceram em Búzios e três desses animais encalharam nas praias de Geribá e da Brava, e no Mangue de Pedras.
De acordo com informações, a prefeitura elabora um protocolo especial a ser aplicado em caso de encalhe de baleia na orla do município. Este protocolo é feiro em parceria com a Fiocruz, o Instituto Estadual do Ambiente, a USP, UERJ e o Ministério Público Estadual.