Search
Degradê com CSS

Prefeitura de Búzios retoma obras no cemitério de Sant’Anna

igreja-de-santana

Devido à falta de vagas Juiz autoriza construção de 54 gavetas mortuárias

Autorizada pelo Juiz Raphael Baddini, titular da 2ª Vara da Comarca de Búzios, a prefeitura retomou na última quinta-feira (11), as obras de ampliação do cemitério, situado atrás da histórica Igreja de Sant’Anna, na praia dos Ossos. No local a secretaria municipal de Obras realiza a construção de 54 gavetas mortuárias.

Iniciadas em março deste ano, as obras haviam sido suspensas pelo próprio Juiz Baddini, depois que o Instituto dos Arquitetos do Brasil e o Fórum das Entidades Civis de Armação dos Búzios, entraram com representação no Ministério Público Estadual, questionando a intervenção em sítio considerado patrimônio histórico da cidade.

De acordo com o secretario de Obras Paulo Abranches, em novo entendimento com a prefeitura, que trouxe a situação de calamidade que assola a região por força do avanço da pandemia de Covid-19, o Juiz reconsiderou a suspensão, revogando o impedimento de ampliação do cemitério.

– Simplesmente não tínhamos mais vagas – revela o secretário.

Paulo explica que segundo a Decisão da Comarca, emitida no dia 10 de junho, o município está autorizado somente a construir as 54 gavetas mortuárias. A obra em andamento não pode demolir ou alterar qualquer outra estrutura existente no local. O secretario acrescenta que a prefeitura já está procurando um terreno para a construção de um novo cemitério.

Cemitério de Sant’Anna

Condições sanitárias do cemitério de Sant’Anna preocupam comunidade buziana

Uma concessão provisória dada pela Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, autoriza a prefeitura a cuidar do cemitério, mas em Búzios não existe cemitério municipal. O único cemitério da cidade está em terras da igreja, doadas por Manoel Joaquim da Silveira para Sant’Anna.

Ocupando portanto um sítio pequeno e histórico, o cemitério não atende as condições sanitárias mínimas para funcionamento no local. Nos ofícios emitidos em março pelo Fecab e pelo IAB, que geraram a suspensão das obras de ampliação, as entidades alegaram ser irresponsável e inaceitável a ideia de ampliação do cemitério, uma vez que  a atual situação do local “já é algo inenarrável, como exumações realizadas sem critério de segurança, com caixões expostos, infestação de ratos, baratas e moscas, onde não se tem informação de dedetização regular, total falta de manutenção, possibilidade de necrochorume que desce o morro com potencial de contaminar o lençol freático da região, repleta de moradores, restaurantes e pousadas e que a estapafúrdia proposta de ampliação só aumentaria os problemas”.

A situação sanitária relatada pelas entidades, se agrava nesse momento de pandemia, uma vez que pessoas que vieram a óbito devido ao coronavírus, podem gerar mais contaminação na área, criando um problema de saúde pública. Já se sabe que o vírus da Covid-19 circula pelos esgotos e lençol freático das cidades. Niterói, por exemplo, examina tubulações de esgoto para identificar ruas e bairros onde existem pessoas contaminadas pelo coronavírus.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!