Desde a última sexta-feira (3), em Búzios, o Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) retomou as cirurgias ginecológicas por vídeo, trazendo maior segurança e conforto para as mulheres que precisam passar por esse procedimento. Com essa técnica, as pacientes têm um pós-operatório com menor tempo de internação e um resultado estético melhor na realização de laqueaduras. Mais uma inciativa da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que contou com o corpo técnico formado pela cirurgiã Natália Pedrosa, a médica coordenadora da maternidade, obstetrícia e ginecologia da unidade Thayane Delazare, além das enfermeiras Damiana e Barbara Nonato.
De acordo com a diretora do HMRP, Priscila Gasparetto, a técnica de cirurgia por vídeo é mais avançada e segura. “Diminui os riscos de complicações, reduz o tempo de internação e o tempo de recuperação da paciente, além de proporcionar um resultado estético mais satisfatório. ”, explica.
Priscila também ressalta que, todas as mulheres cadastradas em Búzios e encaminhadas pela Secretaria de Saúde após consulta de planejamento têm direito ao procedimento de laqueadura, desde que respeitados o risco cirúrgico e a indicação médica. “A realização do procedimento é parte do planejamento familiar, um direito das mulheres assegurado por lei. ”, reforça.
Segundo o secretário de saúde de Búzios, Leônidas Heringer, o objetivo é garantir o acesso das mulheres a métodos contraceptivos seguros e eficazes, promovendo a autonomia e o bem-estar delas. “A retomada das cirurgias ginecológicas por vídeo no Rodolpho Perisse é mais um passo importante na direção do que determinou o prefeito Alexandre Martins de que a saúde é uma prioridade nesta gestão. E estamos realizando isso também oferecendo às mulheres uma opção segura e confiável de planejamento familiar. ”, afirma.
Por fim, a Prefeitura de Búzios reforça o compromisso com a saúde e o bem-estar das pacientes, oferecendo serviços de qualidade e tecnologia de ponta para garantir a segurança e a satisfação de todas as mulheres que precisam de cuidados médicos.