A Prefeitura de Búzios emitiu uma nota na manhã desta quarta-feira (7) esclarecendo a denúncia de um desvio de cerca de R$ 87 milhões dos cofres públicos. O assunto foi um dos temas da entrevista concedida pelo vice prefeito Henrique Gomes ao Prensa, no último dia 1 e novembro.
Na ocasião, Henrique Gomes fez acusações ao secretário de fazenda e de governo de Búzios, Kleber Ferreira.
Após o ocorrido, a prefeitura soltou uma nota de esclarecimento. Veja na íntegra:
“A Prefeitura de Armação de Búzios vem, por meio dessa nota, dar esclarecimento à população das afirmações feitas por um ex-servidor a respeito do secretário de Fazenda Sr. Kleber Ferreira, em que consta que haveria um desvio de cerca de R$ 87 milhõesdos cofres públicos no município, sugerindo, inclusive haver conhecimento desse ato por parte dos vereadores do município. O ex-servidor também declarou que o secretário teria pedido exoneração do cargo após saber o resultado de uma auditoria que confirmaria o suposto desvio.
Consideramos a atitude do ex-servidor irresponsável e declaramos improcedentes as afirmações.
O secretário Sr.Kleber Ferreira esteve a convite da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, participando nesta terça-feira (6) de uma reunião com os vereadores. Na oportunidade pode explicar os fatos e desmentir as afirmações.
Voltamos a afirmar que não houve em nenhuma hipótese desvio de quantia de qualquer espécie, e que existe sim uma auditoria interna em curso, que foi solicitada pela própria administração no dia 13/03/2018, para apurar a existência de valores a contabilizar na conciliação bancária e que ao final de abril de 2018, por ocasião da prestação de contas do exercício de 2017, que é enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi pedido do Sr.Kleber, à época, secretário de Governo e Fazenda, que constasse a informação de que havia o referido procedimento de autoria interna em andamento.
Reafirmamos que a atitude do ex-servidor é irresponsável e as afirmações mentirosas, e que ao fim da auditoria ficará provado que não há, assim como nunca houve ou haverá, desvios de recursos na atual administração. Também lembramos a seriedade dessa administração em sua prestação de contas de recursos recebidos, o que possibilitou o município firmar diversos convênios federais, que foram todos, inclusive, fiscalizados e aprovados por órgãos técnicos federais, podendo com isso realizar a entrega e construção de Unidades Básicas de Saúde em todo município, Clínica da Família, revitalização do trecho Tartaruga à Barbuda da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, pavimentação, drenagem e calçamento da Estrada da Tartaruga, o Espaço Cultural Zanine (que por anos foi negligenciado pelas administrações passadas), Praça do INEFI, entre outras”.
Vereadores aprovam ida do Secretário Kleber Ferreira à Casa Legislativa
Na sessão ordinária dessa última terça-feira (6) da Câmara Municipal de Búzios, foi aprovado o Requerimento 21/2018, que convoca o Kleber Ferreira de Souza a ir à Casa Legislativa para explanar sobre a denúncia de desvio de dinheiro feita pelo vice-prefeito Henrique Gomes .
“O vice-prefeito fez graves denúncias em entrevista a um jornal local, e esta Casa tem a obrigação de apurá-las, porque envolve dinheiro público. Foi denunciado o desvio de aproximadamente 87 milhões dos cofres públicos e como fiscalizadora que sou, apresento este requerimento para apurarmos as referidas denúncias.”, justifica a autora da proposição vereadora Gladys Nunes.
O Requerimento foi aprovado por unanimidade. Conforme o Regimento Interno da Câmara Municipal, após a aprovação do Requerimento, o presidente do Legislativo João Carlos Alves de Souza (Cacalho) deve enviar um ofício ao secretário municipal, indicando o dia e a hora para o comparecimento e dando ao convocado o motivo de sua convocação. O prazo para o atendimento à convocação do secretário é de 20 dias (Art.35, Inciso XXXII, § 1º da Lei Orgânica Municipal de Búzios).