Pular para o conteúdo
Search

Prefeitura de Búzios propõe redução de investimentos na área ambiental

A nova redação diminuiria o repasse de 5% para 2%. Foto: Matheus Coutinho

Projeto de emenda à Lei Orgânica enviado à Câmara foi retirado de pauta na sessão desta terça (24)

O projeto de emenda nº 09/2021 à Lei Orgânica Municipal de Búzios, editado pele Executivo propondo a alteração dos percentuais de Fundos Municipais, foi retirado de pauta na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (24). O documento estabelece, entre outras medidas, a redução da porcentagem anual da receita dos royalties do petróleo destinada Fundo Municipal de Meio Ambiente. A nova redação diminuiria o mínimo do repasse de 5% para 2%, que alteraria o artigo 233, no inciso XV.

O projeto foi retirado de pauta pelo líder do governo na Câmara, vereador Uriel da Saúde. Na proposta de emenda o governo retiraria 3% da área ambiental e destinaria para outros três fundos municipais: 1% para o Fundo Municipal do Idoso; 1% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes; e 1% para o Fundo Municipal Assistência à Mulher. A justificativa do governo é readequar a destinação de verba e fomentar as atividades.

Durante a transmissão da sessão online da Câmara pelo Facebook, internautas comentaram a pauta:

“A sociedade civil quer a manutenção dos 5% do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Búzios e criação de novas vinculações para os recursos dos royalties. Vereadores sejam responsáveis”, disse uma das postagens.

“Ainda bem que esse projeto de emenda a LOM foi retirado da pauta. Um verdadeiro absurdo!”, comentou outra internauta.  

A conselheira do Meio Ambiente de Búzios, Denise Morand, disse que todos os representantes foram pegos de surpresa com o este encaminhamento da mensagem do prefeito Alexandre Martins sem antes qualquer conversa com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA).

“Ficamos muito preocupados porque acabamos de aprovar o Plano de Ação da Secretaria de Meio Ambiente, baseado no repasse que nos cabe conforme a Lei Orgânica vigente. Esse recurso do Fundo Municipal de Meio Ambiente, inclusive, será destinado prioritariamente com saneamento, leia-se esgoto, lixo, coleta seletiva e drenagem, prevenir alagamentos. É claro que aplaudimos a iniciativa de destinar parcelas também para outras demandas como crianças e adolescentes, idosos e mulheres, mas preservando a possibilidade de oferecer saneamento básico para todos”, explicou Denise.

Ainda segundo ela, “desde a emancipação de Búzios a lei destinava está verba para o meio ambiente, mas os governos não obedeciam. O Conselho de Meio Ambiente teve que pedir a ajuda do Ministério Público Estadual (MPE), que fez um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura parcelando a dívida”.

A Prefeitura de Búzios explicou que “a emenda visa a flexibilização e controle do orçamento municipal. Disse ainda que o recurso destinado ao Fundo de Meio Ambiente era de menos de R $1 milhão no início deste ano, e que, atualmente, está em quase R$12 milhões, valor que seria injusto com os fundos municipais que não não beneficiados pelo repasse”.

A Prensa entrou em contato com o vereador Uriel da Saúde para entender os motivos de ter tirado o projeto da pauta, também para saber quais os trâmites daqui em diante, se vai voltar posteriormente para discussão, e aguarda um posicionamento do parlamentar. Esta matéria poderá ser atualizada a qualquer momento.

Sobre o Fundo Municipal de Meio Ambiente

O Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA) foi criado pela Lei Complementar Nº 19/2007, do Código Ambiental de Armação dos Búzios, e regulamentado com a publicação da Lei Complementar Nº 701 em 16 de dezembro de 2009. A finalidade é apoiar, em caráter suplementar, a implementação de projetos ou atividades necessárias à preservação, conservação, recuperação e controle do meio ambiente e melhorias da qualidade de vida no município.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.