Menu

Cidades

Prefeitura de Búzios inicia obras de ruas do Centro com foco na acessibilidade

Trabalho inclui nivelamento das calçadas com preservação do piso de paralelepípedos
obras centro9

A Prefeitura de Armação dos Búzios começou, nesta segunda-feira (22), as obras de revitalização urbanística das ruas do Centro da cidade. Iniciado no mesmo dia da inauguração da sede da Secretaria da Pessoa com Deficiência, o trabalho tem como tônica a busca pela melhoria das condições de acessibilidade para a população PCD.

Com duração prevista de 12 meses, a um custo de mais de R$ 6,5 milhões, o trabalho foi iniciado com o nivelamento das calçadas de algumas vias da área central, para facilitar a locomoção dos moradores. Também neste início, chama a atenção o reaproveitamento do piso de paralelepípedos, em detrimento dos blocos intertravados. Antes das obras, o assunto foi tema de polêmica, chegando a ser objeto de uma enquete informal feita pelo prefeito Alexandre Martins.

Aliás, com o apoio do chefe do Legislativo, as obras vão ser realizadas levando em conta o diálogo com a recém-criada Secretaria PCD. Para o titular da pasta, Aurélio Barros, a iniciativa é um marco na cidade. Segundo o secretário, a conversa com as demais pastas será constante, assim como é feito com a de Obras.

“Búzios é frequentada por pessoas do mundo inteiro, conhecida internacionalmente, e precisamos realmente dar direito a todos. Estivemos com a Secretaria de Obras e tivemos a ideia de montar uma comissão de engenheiros e arquitetos para tratar de acessibilidade nos projetos em andamento e também nos futuros”, explicou Aurélio.

Aurélio Barros, secretário da Pessoa Com Deficiência

O início do trabalho para tornar Búzios um município mais acessível também tem um aval “dourado”, por assim dizer. Multicampeão paralímpico, o nadador Clodoaldo Silva, marcou presença na inauguração da sede da Secretaria PCD e falou com exclusividade para a Prensa sobre a importância de começar a promover as mudanças urbanísticas necessárias para tornar o município mais inclusivo.

O campeão olímpico Clodoaldo Silva, militante da causa da acessibilidade, aprova a iniciativa

“Acredito que devemos ter um protótipo, temos que ter uma primeira estrutura, seja uma calçada ou uma rampa para as pessoas com deficiência, mas não o deficiente físico, mas também o intelectual, o auditivo, a pessoa do espectro autista. Então nós temos engenheiros, temos a lei, a norma ABNT 9050, que é só seguir esse padrão, que vai ser acessível para todo mundo. E tendo essa acessibilidade fica mais fácil colocar em toda a cidade para dar o direito de ir e vir”, disse o “Tubarão” das piscinas, como é conhecido mundialmente.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Visita guiada oferece roteiro ao Centro Cultural do Legislativo de Macaé

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios